sexta-feira, 15 de julho de 2011

ALVENARIA

·  Escolher a alvenaria adequada; 
·  Orientar a elevação das paredes (primeira fiada, cantos, prumo, nível);
·  Especificar o tipo de argamassa de assentamento;
·  Especificar e conhecer o tipo de amarração;
·  Especificar os tipos de reforços nos vãos das alvenarias.
·  Executar corretamente os muros de fechamento de divisas.

Alvenaria, pelo dicionário da língua portuguesa, é a arte ou ofício  de pedreiro ou alvanel, ouainda,obracomposta de pedras naturais ou artificiais, ligadas ou não por argamassa.

Modernamente se entende por alvenaria, um conjunto coeso e rígido, de tijolos ou blocos (elementos de alvenaria) unidos entre si por argamassa.

A alvenaria pode ser empregada na confecção de diversos elementos construtivos (paredes, abóbadas, sapatas, etc...) e pode ter função estrutural, de vedação etc...Quando a alvenaria é empregada na construção para resistir cargas, ela é chamada Alvenaria resistente, pois além do seu peso próprio, ela suporta cargas (peso das lajes, telhados, pavim. superior, etc...)

Quando a alvenaria não é dimensionada para resistir cargas verticais além de seu peso próprio é denominada  Alvenaria de vedação. As paredes  utilizadas como elemento de vedação devem possuir características técnicas que são:

·  Resistência mecânica
·  Isolamento térmico e acústico
·  Resistência ao fogo
·  Estanqueidade
·  Durabilidade

As alvenarias de tijolos e blocos cerâmicos ou de concreto, são as mais utilizadas, mas existe investimentos crescentes no desenvolvimento de tecnologias para industrialização de sistemas construtivos aplicando materiais diversos. No entanto neste capítulo iremos abordar os elementos de alvenaria tradicionais.


ANOTAÇÕES

1  -  As bitolas dos ferros das vergas e das cintas de amarração, estão colocadas em polegadas, por ser a nomenclatura mais usual entre os pedreiros na obra (Tabela 4.3).
  
Tabela 4.3 - Equivalência das bitolas dos aços 

2 – Verificação para um bom assentamento:

- Junta de argamassa entre os tijolos completamente cheias;
- Painéis de paredes perfeitamente a prumo e alinhadas, pois, do contrário, será necessário uma grande espessura de revestimento;
- Fiadas em nível para se evitar o aumento de espessura de argamassa de assentamento.
- Desencontro de juntas para uma perfeita amarração.

3 – Noções de segurança:

-  A operação de guinchos, gruas e equipamentos de elevação só deve ser feita por trabalhador qualificado.
-  A utilização de  andaimes para a elevação da alvenaria devem ser executados com estruturas de madeira pregadas e não amarradas ou em estruturas metálicas contraventadas e apoiadas em solo resistente e nivelado.
-  Não acumular muitos tijolos e argamassa sobre os andaimes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares