quinta-feira, 14 de julho de 2011

Drenes.

Existem casos que para maior proteção da impermeabilização dos alicerces e também das paredes em arrimo, necessitamos executar DRENOS, para garantir bons resultados.

Os drenos devem ser estudados para cada caso, tendo em vista o tipo de solo  e a profundidade do lençol freático, etc...

Os drenos subterrâneos podem ser de três tipos:

  - Drenos horizontais (ao longo de uma área) (figura 3.29)
  - Drenos verticais (tipo estacas de areia)
  - Drenos em camada (sob base de estrada)

De modo gerérico, os drenos horizontais são constituídos:

Figura 3.31 - Dreno horizontal


1  - Camada filtrante    (areia de granulometria adequada ou manta de poliéster servindo como elemento de retenção de finos do solo.
2  - Material drenante  (pedra de granulometria apropriada) que serve para evitar carreamento de areia - 1 - para o interior do tubo, e conduzir as águas drenadas.
3 - Tubo coletor  deve  ser  usado  para  grandes  vazões.  Normalmente   de concreto, barro cozido ou PVC.
4 - Camada impermeável (selo) no caso do dreno ser destinado apenas à captação de águas subterrâneas. Se o dreno captar águas de superfície, esta camada será substituída por material permeável.
5  - Solo a ser drenado em um estudo mais aprofundado, a sua granulometria servirá de ponto de partida para o projeto das camadas de proteção.

Obs. No caso de não ter tubulação condutora de água, o dreno é chamado de cego (Figura 3.30). Os drenos cegos consistem de valas cheias de material granular (brita e areia). O material é colocado com diâmetro decrescente, de baixo para cima.

 Figura 3.32 - Dreno horizontal cego

Uma das utilizações dos drenos é quando o nível de água é muito alto e desejamos rebaixa-lo. 

Figura 3.33 - Exemplo de aplicação dos drenos

Obs. Neste caso os furos do tubo devem estar para cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares