terça-feira, 20 de março de 2012

SISTEMA DE FÔRMAS E ESCORAMENTOS CONVENCIONAIS.


Para se ter a garantia de que uma estrutura ou qualquer peça de concreto armado seja  executado  fielmente ao projeto e  tenha a  forma correta,  depende da exatidão e  rigidez das  fôrmas e de seus escoramentos.

Geralmente   as   fôrmas   tem  a   sua   execução   atribuída   aos   mestres   de   obra   ou  encarregados de carpintaria, estes procedimentos resultam em consumo intenso de materiais e  mão-de-obra,   fazendo um  serviço empírico,  as  fôrmas podem  ficar   superdimensionadas ou  subdimensionadas.  Hoje existe um grande elenco de alternativas para confecção de  fôrmas,  estudadas e projetadas, para todos os tipos de obras.

As   fôrmas   podem variar   cerca  de  40% do   custo   total   das   estruturas  de   concreto  armado.

Considerando que a estrutura representa em média 20% do custo total de um edifício,  concluímos que racionalizar ou otimizar a forma corresponde a 8% do custo de construção.

Nessa análise, estamos considerando os custos diretos, existem os chamados indiretos,  que podem alcançar níveis representativos. No ciclo de execução da estrutura (forma, armação  e concreto), o item forma é geralmente, o caminho crítico, responsável por cerca de 50% do  prazo de execução do empreendimento. Portanto, o seu ritmo estabelece o ritmo das demais  atividades e, eventuais atrasos. A forma é reponsável por 60% das horas-homem gastas para  execução da estrutura os outros 40% para atividade de armação e concretagem.

Portanto devemos satisfazer alguns requisitos para a sua perfeita execução, que são:

a) Devem ser executadas rigorosamente de acordo com as dimensões  indicadas no  projeto, e ter a resistência necessária.
b) Devem ser praticamente estanques.
c) Devem ser projetadas para serem utilizadas o maior número possível de vezes.

Na concretagem devemos tomar algumas precauções, em relação as fôrmas, para que a  estrutura não seja prejudicada:

a) Antes de concretar, as fôrmas devem ser limpas.
b) Antes de concretar, as fôrmas devem ser molhadas até a saturação.
c) Não colocar a agulha do vibrador entre a fôrma e as armaduras, isso pode danificar  os painéis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares