quinta-feira, 12 de abril de 2012

Concretagem: Nas Lajes.


Após a armação,  devemos fazer a  limpeza das pontas de arame utilizadas na fixação das barras, através de imã, fazer a limpeza e umedecimento das formas antes de concretagem, evitando que a mesma absorva água do concreto. O umedecimento nas fôrmas de laje maciça não pode originar acúmulo de água, formando poças.Garantir que a armadura negativa fique posicionada na face superior, com a utilização dos chamados "Caranguejos." (Figura 11.31)
Figura 11.31 - Detalhe da colocação de caranguejos no posicionamento das armaduras das lajes

Recomendamos o uso de guias de nivelamento e não de pilaretes  de madeira para nivelarmos a superfície das lajes.(Figura 11.32)

 
Figura 11.32 - Detalhe das guias de nivelamento

Recomendamos ainda que as passarelas, para movimentação de pessoal no transporte de   concreto,   seja  feita  móveis   e   apoiadas   diretamente   sobre   as   formas,   independentes   da armadura  (Figura 11.33). 

Desta  forma evitaremos a vibração excessiva das armaduras com eventual risco de aderência na parte de concreto já parcialmente endurecido,  e a deslocação das mesmas principalmente as armaduras negativas.

 Figura 11.33 - Passarela para concretagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares