quinta-feira, 24 de maio de 2012

ACABAMENTOS ARGAMASSADOS: EMBOÇO OU MASSA GROSSA



Deve ter cerca de 2cm de espessura e em obras de acabamento mais simples pode sozinho constituir o único revestimento,  conhecido por "Emboço Paulista".  

Caso  a  parede apresente depressões  que   excedam  a  3cm, tornase necessário "encascar" a mesma. 

Para a execução do  emboço  deve-se   inicialmente colocar as guias que consistem em placas de argamassa com espaçamento nunca superior a 2m, encabeçadas por uma talisca de madeira   ou  um caco de cerâmica onde são fixados o prumo e o alinhamento (fig.18).

Feito isso, chapa-se o emboço, o  qual em seguida  é espalhado com a ajuda de  uma  régua-sarrafo  orientada  pelas  guias deixadas anteriormente (fig.19).

Em seguida, com o auxílio de desempenadeira procede-se o desempeno com a finalidade de aflorar o material aglomerante  e  de fazer mergulhar os grãos maiores de modo a uniformizar a superfície.(fig. 20)

Figura 18 - Aplicação do emboço - fixação das taliscas 


 Figura 19 - Aplicação do emboço - definição das guias 


 Figura 20 - Aplicação do emboço - fase final 



O emboço só deverá ser iniciado após a  completa  pega das argamassas de alvenaria e  chapiscados,  colocados  os  batentes, embutidas as canalizações e concluída a cobertura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares