segunda-feira, 7 de maio de 2012

Estructuras de madeira.


De maneira geral a estrutura de madeira de um telhado é composta pela tesoura, o engradamento e o contraventamento. As tesouras, formam vigas de  treliça  que recebem as cargas do engradamento através de pontos chamados nós (fig.73).

Essa descarga se faz através das  principais peças do engradamento chamadas terças. O engradamento constitui-se de  terças, caibros e ripas, podendo  assumir  formas simplificadas para telhas maiores que se sustentam diretamente nas terças.

As terças, conforme descrição apresentada no início deste capítulo,  são peças longitudinais, colocadas em direção  perpendicular às tesouras, recebendo nomes especiais quando estão na parte mais alta do telhaço (cumeeira) e quando se apoiam  diretamente sobre as paredes limítrofes (frechal).

Os caibros são colocados perpendicularmente às  terças e se apoiam nelas, inclinados  sendo que seu declive determina o caimento ou "ponto" do telhaço.

A seção dos caibros vai depender  do espaçamento entre as terças. As ripas são colocadas paralelamente às terças, se apoiando nos caibros. Seu espaçamento depende do  tipo  de telha que se está usando.

         Figura 73 - Detalhe do pendural 

Figura 73 - Exemplo de madeiramento de telhado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares