quinta-feira, 31 de maio de 2012

Preparo da base: Revestimentos internos de paredes e tetos em argamassa.




•  Observar a remoção de sujeiras tais como materiais pulverulentos, graxas, óleos, desmoldantes, fungos, musgos e eflorescências;

•  Assegurar a remoção de irregularidades metálicas tais como pregos, fios e barras de tirantes de fôrma e o tratamento de pontas que não tenham sido removidas;

•  Providenciar o preenchimento de furos provenientes de rasgos, depressões localizadas, quebra parcial de blocos, ninhos (bicheiras) de concretagem
etc.;

•  Verificar a execução do chapisco  sobre concreto, formando uma película contínua e, quando necessário, sobre a alvenaria, formando uma película não contínua e irregular (a aderência do chapisco deve ser verificada três dias após sua aplicação).

quarta-feira, 30 de maio de 2012

EXECUÇÃO DE REVESTIMENTOS INTERNOS DE PAREDES E TETOS EM ARGAMASSA



Condições para o início dos serviços

•  Verificar se todas as alvenarias estão concluídas e fixadas;
•  Checar se os contramarcos estão chumbados;
•  Averiguar se as instalações nas alvenarias estão concluídas;
•  Verificar se o traço da argamassa a ser utilizada está definido;
• Averiguar se os EPIs estão disponíveis e todos os equipamentos de proteção coletiva instalados conforme NR-18.
•  Assegurar o intervalo mínimo de 15  dias entre o término da fixação da alvenaria e o início da execução dos revestimentos.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Pintura: Última etapa de uma obra


Tinta é uma composição química pigmentada ou não, que  se converte em película sólada quando aplicada. Composição  básica: veículos (resinas, emulsões, óleos), pigmentos (partículas  sólidas), solventes e aditivos. As tintas podem ser classificadas  da  seguinte forma:

A função do solvente é baixar a viscosidade do  veículo de maneira a facilitar a aplicação da tinta. O solvente  mais   antigo usado nas tintas à óleo é a  aguarráz  ou terebentita (essência de terebentina). É bom lembrar que a aguarráz diminui a  resistência  da tinta assim como diminui o seu brilho podendo ficar fosca se usada em grande quantidade.

Os materiais betuminosos  têm  emprego  na  construção civil como produtos de estanqueidade ou como tintas de proteção  de baixo custo, principalmente contra a ação da umidade.

As resinas epóxi em adição mostram excelente adesão a diversos tipos de superfícies e oferecem uma das melhores combinações conhecidas de propriedades:
  - baixa viscosidade inicial, facilitando sua aplicação
  - fácil e rapida cura, dependendo da seleção do agente de cura
  - baixa retração durante a cura
  - alta adesividade não necessitando muito de grandes pressões
  - ótimas propriedades mecânicas
  - alto isolamento elétrico
  - boa  resistência  química,  dependendo   consideravelmente   do   agente   de   cura empregado
 - versatilidade

Na pintura com tinta à óleo, simples ou fina,  deve-se aplicar  sobre  a  argamassa antes da primeira demão, tintas impermeabilizantes que impeçam, a absorção do óleo pelo revestimento. 

Embora a pintura seja a última etapa de uma obra, ela deve ser pensada desde a fase de elaboração do projeto. A  preparação da superfície resume-se em:

 - alvenarias: 

1) Eliminar o pó, escovando ou espanando a superfície.
2) Eliminar manchas de gordura  com uma solução de detergente
e água. Enxaguar e deixar secar.
3) Eliminar o mofo, lavando a  superfície com uma solução de
água sanitária e água. Enxaguar e deixar secar.

4) Eliminar  umidade  interna    corrigindo   a   causa   do  
vazamento  (canos furados, calhas entupidas).   
5) Eliminar caiação, se houver, com escova de aço.
6) Eliminar pequenas rachaduras   e  furos  de  pregos,  com
massa de reboco.
7) Eliminar com espátula, partes soltas ou crostas de tinta antiga.

 - madeira:

    1) Eliminar o pó, escovando ou espanando a superfície.
    2) Eliminar manchas de gordura.
    3) Eliminar imperfeições, lixando.
    4) Eliminar pequenas rachaduras com massa própria.
    5) Eliminar partes soltas de tinta antiga com  espátula,  e lixar.
    6) Eliminar com removedor próprio, toda a tinta em mau estado.

 - metal:

1) Eliminar o pó, escovando ou espanando a superfície.
2) Eliminar  completamente  pontos  de  ferrugem  por  lixamento  manual ou mecânico.
3) Remover partes soltas ou crostas de tinta velha com removedor próprio.

Apesar de  toda  a  qualidade  que  uma  determinada  tinta contenha, podem ocorrer problemas detectados no momento  de  abrir  a lata ou mesmo após a aplicação. Entre eles, destacam-se:
 
- ao abrir a lata:

    1) Sedimentação - A parte saida da tinta se acumula no fundo da embalagem devido a um longo tempo  de armazenamento. Isso é corrigido homogeneizando-se a tinta   convenientemente,  com um instrumento adequado. Não utilize chave de fenda ou  qualquer  objeto arredondado.
    2) Cor diferente da cartela de cores - As cores que se encontram nas cartelas  de cores são confeccionadas com  produtos diferentes daqueles que representam, devido ao sistema de   impressão.

Suas tonalidades aproximam-se ao máximo do padrão de cor da  tinta, porém, são passíveis  de  pequenas  variações,  além de poderem  se alterar sob a ação do tempo e da luz. Por isso, a  cartela  deve  ser usada como um meio de identificação e não como  um  padrão  exato  de cor.

 - após a aplicação:

    1) Secagem retardada - Pode ser causada pelo ambiente úmido ou de temperatura muito baixa, impedindo que o solvente evapore.  Por essa razão, deve-se evitar a pintura em dias chuvosos ou muito  frios (abaixo de 15ºC). Além disso, a não preparação correta da superfície pode deixar contaminantes na tinta que causam esse  problema.  Assim, para cada substrato  (cerâmica, concreto, madeira,  metal)  a  ser pintado deve-se observar as instruções preparatórias.
    2) Cobertura insuficiente - A diluição excessiva da tinta torna a espessura do filme inferior a ideal. Para corrigir, adicionar tinta não diluída. A não homogeneização  adequada da tinta na embalagem também pode causar uma cobertura deficiente na  aplicação, já que os pigmentos tendem a assentar. Superfícies muito absorventes, não seladas, também podem trazer o problema em questão. Para  evitar, deve-se seguir o correto sistema de pintura.
   3)  Escorrimento - Diluição   excessiva   e   utilização    de    solventes    não especificados são razões para que a tinta escorra;  por isso, devem ser evitados.
    4) Dificuldade de aplicação - A  tinta pode se tornar pesada na aplicação se não for diluída suficientemente.
    5) Descascamento -  A  aderência  da  tinta  em  superfícies
pulverolentas não é boa, ocasionando esse problema.
    6) Falta de alastramento - A tinta não se espalha ao  longo da superfície. Pode ser em decorrênncia de  uma  diluição  insuficiente ou da aplicação de camadas muito finas.
    7) Formação de espuma em madeira - Ocorre quando a  pintura é feita  em  superfície demasiadamente  úmida,  Por  isso, deve-se certificar que ela esteja devidamente seca  antes  da  pintura.  Pode ocorrer, também, devido ao excesso de diluição dado à tinta.
    8) Eflorescências - Acontecem quando a tinta  foi  aplicada sobre reboco úmido e manifestam-se como manchas esbranquiçadas na superfície pintada. Ocorre  devido  à  migração de umidade para  o exterior.  Enquanto a  umidade  ou os sais solúveis  não   forem eliminados, o problema persistirá.
    9) Saponificação/calcificação - Causada  pela  alcalinidade natural da cal e do cimento que compõem o reboco, manifestando-se como manchas que deixam a superfície pegajosa.
   10) Destacamento - A tinta se separa da parede,  carregando partes do reboco e tonando-o esfarelado.  Ocorre  quando  a  tinta  é aplicada sobre superfície de reboco novo não curado.
    11) Manchas causadas por pingos de chuva -  Podem  aparecer na superfície recém-pintada e ocorrem porque os pingos de chuva provocam a extração de substâncias solúveis que afloram e mancham o filme da tinta.
   12) Bolhas  -  Podem  ocorrer  quando  for  aplicada  massa corrida PVA (látex) em exteriores pois o produto  é  indicado apenas para interiores. Podem ocorrer, também em repintura sobre tinta de má qualidade.

Além  desses,  podem  ocorrer  problemas  que  não   tenham correção, resultado de  reações  químicas  devidas  ao  armazenamento prolongado sob calor  ou  frio  intenso e adição de solventes não apropriados.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

ACABAMENTOS ARGAMASSADOS: REBOCO OU MASSA FINA.


O material do reboco é espalhado com uma  desempenadeira  de  madeira,  recebendo acabamento com uma
desempenadeira de feltro ou esponja de borracha, quando a pintura não tiver massa corrida.

Como tipos mais comuns de acabamentos em argamassa tem-se:

-  camurçado: Após sua  aplicação, o  mesmo  é   desempenado   com   desempenadeira de madeira revestida com borracha macia ou esponja.
- liso:  Após  sua aplicação,   desempena-se   com desempenadeira de aço.
-  queimado: Após  sua  aplicação,  polvilha-se   o   cimento   sobre  a
superfície, borrifa-se água com a broxa e aliza-se com a desempenadeira de aço.
- estanhado com cal: Após sua aplicação, utiliza-se a desempenadeira de aço para espalhar a cal em  pasta.

Serve  para  melhor preparar as superfícies para pintura interna.


- massa   raspada:  Duas   horas   após   sua   aplicação, procede-se à raspagem da parte superficial do reboco com  um  pente  de  aço  ou  uma  lâmina  de  serra. Recomenda-se raspar em todos os sentidos.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

ACABAMENTOS ARGAMASSADOS: REBOCO OU MASSA FINA.



O material do reboco é espalhado com uma  desempenadeira  de  madeira,  recebendo acabamento com uma
desempenadeira de feltro ou esponja de borracha, quando a pintura não tiver massa corrida.

Como tipos mais comuns de acabamentos em argamassa tem-se:

-  camurçado: Após sua  aplicação, o  mesmo  é   desempenado   com  desempenadeira de madeira revestida com borracha macia ou esponja.
- liso:  Após  sua aplicação,   desempena-se   com desempenadeira de aço.
-  queimado: Após  sua  aplicação,  polvilha-se   o   cimento   sobre  a superfície, borrifa-se água com a broxa e aliza-se com a desempenadeira de aço.
- estanhado com cal: Após sua aplicação, utiliza-se a desempenadeira de aço para espalhar a cal em  pasta.

Serve  para  melhor preparar as superfícies para pintura interna.

- massa   raspada:  Duas   horas   após   sua   aplicação, procede-se à raspagem da parte superficial do reboco com  um  pente  de  aço  ou  uma  lâmina  de  serra. Recomenda-se raspar em todos os sentidos.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

ACABAMENTOS ARGAMASSADOS: EMBOÇO OU MASSA GROSSA



Deve ter cerca de 2cm de espessura e em obras de acabamento mais simples pode sozinho constituir o único revestimento,  conhecido por "Emboço Paulista".  

Caso  a  parede apresente depressões  que   excedam  a  3cm, tornase necessário "encascar" a mesma. 

Para a execução do  emboço  deve-se   inicialmente colocar as guias que consistem em placas de argamassa com espaçamento nunca superior a 2m, encabeçadas por uma talisca de madeira   ou  um caco de cerâmica onde são fixados o prumo e o alinhamento (fig.18).

Feito isso, chapa-se o emboço, o  qual em seguida  é espalhado com a ajuda de  uma  régua-sarrafo  orientada  pelas  guias deixadas anteriormente (fig.19).

Em seguida, com o auxílio de desempenadeira procede-se o desempeno com a finalidade de aflorar o material aglomerante  e  de fazer mergulhar os grãos maiores de modo a uniformizar a superfície.(fig. 20)

Figura 18 - Aplicação do emboço - fixação das taliscas 


 Figura 19 - Aplicação do emboço - definição das guias 


 Figura 20 - Aplicação do emboço - fase final 



O emboço só deverá ser iniciado após a  completa  pega das argamassas de alvenaria e  chapiscados,  colocados  os  batentes, embutidas as canalizações e concluída a cobertura.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

ACABAMENTOS ARGAMASSADOS: CHAPISCO.



Os revestimentos em argamassa serão  constituídos no mínimo de  duas  camadas  superpostas, contínuas e uniformes.  São diversos os tipos de revestimentos utilizados para paredes  e  ainda muitos novos estão surgindo no mercado. É importante a observação de princípios básicos para  a  sua  correta  aplicação.

CHAPISCO - A aplicação desse tipo de argamassa consiste em jogá-la com violência no paramento,  o  que  proporciona  sua  maior fixação (fig.17).

Quando aplicada sobre alvenaria de blocos porosos, aconselha-se a molhagem prévia para que estes não absorvam a água  de amassamento da argamassa.

Estas argamassas compõem-se normalmente de cimento e areia traço 1:3, cabendo ressaltar que, pelo tipo de  aplicação,  sua perda é bastante elevada.

 
Figura 17 - Aplicação do chapisco

terça-feira, 22 de maio de 2012

Revestimentos: Argamassa de acabamento (reboco).



Argamassa de acabamento (reboco) 

Esta argamassa  tem  por  finalidade  servir  de   acabamento  ou  de suporte para a pintura, devendo ser perfeitamente regular, com pouca porosidade. Sua espessura não deve ser superior a 5mm.

As superfícies das  paredes  a  revestir  deverão  ser limpas antes de qualquer revestimento para tirar o pó da obra. 

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Revestimentos: Argamassa de junta y Argamassa de regularização.


Argamassa de junta (rejuntamento)

Esta  argamassa  tem  como   finalidade   unir  elementos,  conforme
fora citado no item 4.4 desta apostila.

Argamassa de regularização (emboço) 

Esta argamassa tem como  finalidade  uniformizar  superfícies regularizando o prumo e o alinhamento. Deve  evitar  a  penetração  de água sem impedir a ação capilar, que transporta a umidade do interior para o exterior dos paramentos. Compõe-se  normalmente  de  cimento, areia e saibro.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Revestimentos: Argamassa de aderência (chapisco).



Tem como finalidade aumentar a  rugosidade, isto é, aumentar as condições de aspereza em superfícies muito lisas, de modo que a argamassa prevista para revestir as  referidas superfícies encontre melhores condições de aderência. É, algumas vezes, utilizado   como revestimento de acabamento, recebendo brita 1 ou seixos rolados em sua composição. Costuma-se projetá-lo através de uma peneira de malha fina para conseguir acabamento homogêneo.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Revestimentos: Acabamentos Argamassados.



Os revestimentos das paredes têm como  finalidades principais: a proteção contra as intempéries, a regularização dos parâmetros, o aumento da resistência  ao  choque,  a  melhoria   das qualidades acústicas, térmicas, de  impermeabilização  e  de  higiene, além de conferir beleza arquitetônica.

De acordo com a sua  função as argamassas podem ser classificadas da seguinte forma:

Argamassa de aderência (chapisco).

Argamassa de junta.

Argamassa de regularização.

Revestimentos: Argamassa de acabamento (reboco).

 

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Paredes e painéis: Alinhamento, Nivelamento, Esquadro, Vãos de porta.




Alinhamento
•  Avaliar o alinhamento das paredes  com régua de alumínio com nível de
bolha acoplado - a bolha deve encontrar-se entre as linhas.

Nivelamento
• Averiguar o nivelamento da fiada de marcação com uma régua de alumínio
com nível de bolha acoplado - observar se a bolha permanece entre linhas.

Esquadro
•  Verificar o esquadro dos ambientes por intermédio de um esquadro de
alumínio (60cm x 80cm x 100cm), admitindo um desvio máximo de 2 mm na
ponta do maior lado.

Vãos de porta
•  Verificar a abertura do vão conforme o projeto, com tolerância de ±  5 mm.

                             FIGURA 6 - Esquema geral de final de marcação de alvenaria, utilizando                                                                        ferros-cabelo com barras dobradas em forma de “U”

terça-feira, 15 de maio de 2012

Paredes e painéis: Distribuição e assentamento dos blocos.


•  Certificar-se da conformidade com o  projeto, atentando  para a espessura das juntas entre blocos de extremidade e peças estruturais, com uma tolerância de ±  3 mm. As juntas entre os blocos intermediários que deve ter de 3 mm a 8 mm;

•  Atentar para que os blocos sejam  assentados em pé e preenchidos com argamassa.

                              FIGURA 5 - Assentamento dos blocos da fiada de marcação

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Paredes e painéis: Limpeza e umedecimento da fiada de marcação.


•  Verificar a remoção de poeira e o borrifamento de água, com uma broxa, na fiada de marcação.

      FIGURA 4 - Molhagem da base da fiada de marcação

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Paredes e painéis: MÉTODO EXECUTIVO – EXECUÇÃO DE ALVENARIAS.


RESUMO DOS ITENS DE INSPEÇÃO: FASE DE MARCAÇÃO

1. Condições para o início da marcação

•  Verificar se as indicações de colocação de ferros-cabelo e preenchimento de juntas verticais estão definidas;

                 FIGURA 1 - Esquema de ferro-cabelo (e = espessura do bloco menos 30 mm)


•  Observar a transferência dos eixos da estrutura, com uma tolerância de ±  2 mm;
•  Assegurar limpeza do andar (remoção  de gastalhos, pregos da estrutura, aços de amarração dos pilares e vigas, poeira e materiais soltos);
•  Checar a execução do chapisco com 72 horas de antecedência;



                             FIGURA 2 - Aplicação de chapisco rolado com rolo para textura acrílica


  FIGURA 3 - Aplicação de chapisco com argamassa industrializada através de desempenadeira dentada

2. Limpeza e umedecimento da fiada de marcação.

3. Distribuição e assentamento dos blocos.

 

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Paredes e painéis, fechamentos.


As alvenarias podem ser classificadas  de diversas formas: quanto à função:estruturais ou de vedação; quanto à utilização: hidráulicas ou  de  isolamento (térmico, acústico, etc); quanto  à execução: com tijolos em espelho, de 1/2 vez,  de  1 vez, de 1 vez e 1/2, paredes duplas, simples, armada, etc; quantoaos componentes: tijolos  ou  blocos  cerâmicos  (estruturais,  de   vedação,maciços, furados ou de encaixe), blocos de concreto (estruturais, de vedação, comuns ou de encaixe), blocos de concreto celular, blocos sílico-calcáreos,blocos de solo-cimento (maciço ou vazado), entre outros.

As propriedades dos blocos e tijolos definem as principais  propriedades  da alvenaria  construída  com   eles.  As propriedades  que  dizem  respeito  aocontrole  da  qualidade são: aspecto, dimensões, esquadro e planeza,absorção  de  água,  umidade, retração por secagem, massa específica (oudensidade) e resistência à compressão. As alvenarias de maneira geral devem:

 - resistir às cargas de ventos e/ou  outros efeitos (alvenaria estrutural), àssolicitações das tentativas de intrusão, sem que a segurança de seusocupantes seja prejudicada;
  - resistir a impactos sem manifestar sinais de ruína;
  - resistir  à  ação  do  fogo, não  contribuir  para  início  de  incêndio   nem  para   a propagação da chama nem para a produção de gases tóxicos;
  - isolar acusticamente os ambientes;
  - contribuir para a manutenção do conforto térmico no inverno e no verão;
  - impedir a entrada de ar e de chuva no interior dos ambientes.

Define-se a alvenaria moderna de blocos industrializados como:    "construçõesformadas por blocos industializados de diversos materiais, suscetíveis de  serem projetadas para resistir aos esforços de compressão única, ou ainda auma combinação de esforços, ligados entre si pela  interposição de argamassae podendo ainda conter armadura envolta em concreto ou argamassa, no planohorizontal e/ou
vertical".

De acordo com o tipo de bloco utilizado,  sua cor, textura, dimensões, etc.,diversos arranjos são possíveis para  obter efeitos variados em paredes comblocos ou tijolos aparentes. Componentes assentados com juntas emamarração produzem  alvenarias com resistência significativamente superioràquelas onde os componentes  são  assentados com juntas verticaisaprumadas. Entretanto, podem-se adotar  reforços especiais na alvenaria comjunta a prumo para equalizar sua resistência em relação à junta amarrada.

A alvenaria de vedação e  estrutural, armada  ou  não, necessita de reforçosem determinados locais. As vergas são reforços horizontais colocado na partesuperior das  aberturas  para resistir  aos esforços de tração na flexão,redistribuindo para  a  parede  as cargas verticais. Há  várias  maneiras  de  se executar  a  verga  e contraverga:

     - colocando-se barras de aço de diâmetro reduzido diretamente na junta de argamassa (eficiência duvidosa);
      - formando-se   espaços   vazios  durante  o  assentamento  para  posteriormente  colocar as barras   de  aço  e  grauteá-las (causa a redução na produtividade da mão-de-obra).

Para as paredes adquirirem estabilidade  normalmente são amarradas e/ou encunhadas a uma estrutura de concreto armado, estrutura metálica ou mesmo a  uma  alvenaria estrutural. Detalhes específicos sobre essas amarrações devem ser previstos nos projetos. 


quarta-feira, 9 de maio de 2012

SOLUÇÕES DE PROJETO - Estructuras.


Optando-se pela cobertura utilizando estrutura e telhas, pode-se especificar: telhas cerâmicas, placas de ardósia, chapas metálicas, chapas de plástico, telhas  de cimento, entre outras. Vale  ressaltar que as telhas de fibro-cimento ou cimento-amianto, apesar de amplamente utilizadas no Brasil, possuem composição química comprovadamente cancerígena.

Para justificar a escolha de deterninada solução, deve-se considerar:
•  a compatibilidade dos materiais empregados em relação ao sistema estrutural do  edifício, observando as alternativas mais racionais de ligação entre eles;
•  optar por processos que se caracterizem pela rapidez na execução, redução na  mão-de-obra  empregada  e maior limpeza no canteiro de obras uma vez que as  soluções    artesanais podem representar um atraso na obra;
•  a dimensão dos  vãos  que a cobertura  terá  que  vencer, uma  vez  que algumas soluções se mostram mais eficientes que outras em função do vão;
•  adequação aos recursos humanos  e de equipamentos disponíveis na região onde se localiza a obra.

De maneira geral, na composição de um telhado deve-se ter em mente algumas regras fundamentais:

•  a  concordância  entre  os  diversos planos de um telhado se fará sempre através da  bissetriz dos ângulos (fig. 74);
•  todos os planos terão a mesma altura no beiral;
•  os planos devem ter sempre a mesma inclinação.

                          Figura 74 - Telhados: a concordância deve ser feita pela bissetriz dos ângulos.

Em qualquer dos casos, os detalhes  importantes, que devem ser observados baseados em instruções dos fabricantes, são: inclinação mínima, recobrimentos, superposição de telhas de uma fiada para  outra, despejo dos condutores, peças e acessórios especiais.

terça-feira, 8 de maio de 2012

Coberturas de concreto - Estructuras.


Esse tipo de cobertura refere-se às lajes impermeabilizadas ou às "cascas" de concreto. Em ambas as situações, maiores cuidados devem ser tomados em função dos  problemas  causados pela má impermeabilização.

Sempre que possível, já na fase de projeto,  deve  ser definido o tipo  de impermeabilização a ser adotado, onde então deverão ser fixados certos detalhes que posteriormente facilitem tais serviços.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Estructuras de madeira.


De maneira geral a estrutura de madeira de um telhado é composta pela tesoura, o engradamento e o contraventamento. As tesouras, formam vigas de  treliça  que recebem as cargas do engradamento através de pontos chamados nós (fig.73).

Essa descarga se faz através das  principais peças do engradamento chamadas terças. O engradamento constitui-se de  terças, caibros e ripas, podendo  assumir  formas simplificadas para telhas maiores que se sustentam diretamente nas terças.

As terças, conforme descrição apresentada no início deste capítulo,  são peças longitudinais, colocadas em direção  perpendicular às tesouras, recebendo nomes especiais quando estão na parte mais alta do telhaço (cumeeira) e quando se apoiam  diretamente sobre as paredes limítrofes (frechal).

Os caibros são colocados perpendicularmente às  terças e se apoiam nelas, inclinados  sendo que seu declive determina o caimento ou "ponto" do telhaço.

A seção dos caibros vai depender  do espaçamento entre as terças. As ripas são colocadas paralelamente às terças, se apoiando nos caibros. Seu espaçamento depende do  tipo  de telha que se está usando.

         Figura 73 - Detalhe do pendural 

Figura 73 - Exemplo de madeiramento de telhado

domingo, 6 de maio de 2012

Coberturas Metálicas - Estruturas.


Variam dos simples  perfis  de  aço  às  estruturas espaciais  planas,  formadas a partir da associação de barras metálicas (aço e alumínio) e nós de articulação  compondo tetraedros. Além desses sistemas, as estruturas
metálicas podem formar abóbadas, estruturas laminares, vigas treliçadas, curvas ou não e, por fim, coberturas  formadas por cabos tracionaços que suportam as placas  de cobertura. 

As coberturas metálicas, no sistema estrutural do aço, costumam estar apoiadas em estruturas leves,  também  metálicas,  ou sobre apoios nas lajes. 

Entre os  metais utilizados como telhas, citam-se: o cobre, o zinco, o alumínio e o aço  galvanizado. Mais recentemente passou-se a utilizar chapas metálicas como telhas autoportantes, fixadas ao vigamento por finos conectores.

As  especificações   das   coberturas   metálicas em particular, devem levar em consideração as questões de  estanqueidade e segurança contra a ação dos  ventos.  Alguns  cuidados  básicos  na execução deste tipo de cobertura, são:

•  verificar se as dimensões da obra coincidem com as dimensões do projeto antes do início da montagem;
•  iniciar a execução em faixas perpendiculares às terças, no sentido de baixo para cima;
•  observar os recobrimentos lateriais e longitudinais;
•  iniciar a montagem das telhas  no sentido oposto ao dos ventos dominantes;
•  quando a cobertura for em duas águas opostas, cubrir igualmente ambos os laços, permitindo a coincidência das seções das telhas com as peças de concordância da cumeeira;
•  na montagem da cobertura, evitar pisar diretamente sobre as telhas para não danificá-las.

sábado, 5 de maio de 2012

Coberturas e Proteções de estruturas.


Cobertura é o fechamento de estruturas de telhados com inclinação  inferior a 75 graus (aproximadamente) em relação à horizontal. Fechamento ou tapamento lateral, é aquele  que  apresenta inclinações superiores a 75 graus (aproximadamente) em  relação  à horizontal. Outras definições importantes, são:

•  beiral: É a parte da telha que ficará em balanço, livre de apoio.

•  tesoura: É o sistema estrutural  triangular indeformável que sustenta a cobertura propriamente dita.

•  terça: É uma peça horizontal, colocada em direção perpendicular às tesouras, destinada à sustentação das telhas.

•  cumeeira: É a parte mais alta da cobertura, onde as superfícies inclinadas se encontram.

•  faixa: É a sequência de chapas utilizadas no fechamento da cobertura, no sentido de seu comprimento.

•  fiada: É a sequência de chapas utilizadas no fechamento da cobertura, no sentido de sua largura.

•  recobrimento: É a sobreposição  das telhas no sentido do seu comprimento e da sua largura, para evitar a penetração da água e dos ventos.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Pontos fundamentais para avaliação dos sistemas de impermeabilização.


impermeabilidade dos materiais: para esta avaliação adota-se o conceito de absorção d’água dos materiais,  dada em porcentagem de água absorvida pelo peso seco do material, sendo especificada a temperatura da água e o tempo de imersão, e adotando-se sempre igual espessura de material para ensaios comparativos. 

resiliência dos materiais: as estruturas estão sujeitas às variações de temperaturas do ambiente que provocam esforços de tração e de compressão. Estando a impermeabilização solidária à estrutura, conclui-se
que aquela deve acompanhar a movimentação desta,bem como resistir às tensões de tração e compressão atuantes. Chama-se resiliência de um material a capacidade que ele tem de voltar às suas dimensões iniciais uma vez cessada a causa que provocou a deformação, seja ela de origem térmica ou mecânica, e após vários ciclo de repetição do fenômeno em questão.

longevidade dos sistemas de impermeabilização:  

proteção mecânica e isolação térmica: com exceção das obras nas quais se exija, por motivos técnicos ou estéticos, que a impermeabilização seja exposta, nas demais deve ser executada uma proteção mecânica para impedir a danificação do material impermeabilizante pela ação do tráfego de pessoas, quer durante o serviço quer após sua execução, e pela incidência de radiações solares diretas, que provocam a evaporação da porção volátil dos materiais - diretamente responsável pela sua elasticidade.

custos: cabe ressaltar que o custo inicial de uma impermeabilização, mesmo aparentemente elevado, é insignificante em relação ao todo da obra e aos custos de futuras manutenções.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Acabamento: Revestimento de Pisos.


• Inspecionar visualmente o ambiente, detectando eventuais falhas ou imperfeições no assoalho, tais como frestas, aspereza (principalmente em cantos, escadas, soleiras e rodapés), defeitos de calafetação ou falhas de aplicação do verniz ou cera (remonte, respingos, etc...). Certificar-se de que o ambiente esteja limpo e protegido da umidade ou insolação excessiva.


                                     FIGURA 69 -  Abertura do furo para cavilha no assoalho 

                    FIGURA 70 - Abertura do pré-furo parao parafuso de Fixação do assoalho



                                   FIGURA 71 - Detalhe da fixação na emenda entre tábuas:
                                     a) fixação com 4 parafusos  b) fixação com 2 parafusos


Uma questão a ser considerada no revestimento das áreas molhadas (chuveiros, terraços descobertos, varandas) é a definição do tipo adequado de impermeabilização, e a realização do projeto específico para a aplicação deste tratamento. Pode-se classificar a impermeabilização em rígida ou flexível. 

A impermeabilização rígida, é constituída pelos concretos e argamassas onde a utilização de um aditivo no seu preparo os torna impermeáveis. Nestes casos a impermeabilização permanece incorporada à estrutura perdendo sua função se aparecerem trincas. Por esta razão, recomenda-se para locais de baixo risco de movimentação da estrutura ou qualquer outro fenômeno que possa resultar em fissuras. São recomendadas para pisos de banheiros, cozinhas e áreas de serviço.

As impermeabilizações flexíveis subdividem-se em:

- plásticas: Constituem-se  de pinturas  especiais  aplicadas sobre as superfícies a ser  impermeabilizadas. Tem  pouca durabilidade, ressecam e  perdem  a  função  quando constantemente expostas às intempéries. Possuem pouca elasticidade e não acompanham os movimentos da estrutura. São muito utilizadas  em  calhas  e pequenas jardineiras.

 - elásticas: Utilizam   mantas   pré-fabricadas. São   aconselhadas para os terraços,  marquises, etc.

-   laminares: São  também  chamadas   de   pintura   armada.  São   realizadas   com    elastômeros ou asfaltos, estruturadas com camadas de materiais rígidos como feltro asfáltico, tecidos de juta ou vidro, ou lâminas de alumínio. A estruturação é  feita pela intercalação de camadas de materiais rígidos com asfaltos ou elastômeros.

A norma NBR 9575 fixas as condições gerais e específicas que devem ser obedecidas na elaboração de um projeto de impermeabilização. Além desta, outras normas complementares devem ser igualmente consultadas, tais como:

•  NBR 8083 - materiais e sistemas utilizados em impermeabilização - Terminologia.

•  EB 635 - Asfaltos oxidados para impermeabilização - Especificação

•  NBR 8521 - Emulsões asfálticas com fibras de amianto para impermeabilização - Especificação

•  NBR 9227 - Véu de fibras de vidro para impermeabilização - Especificação

•  NBR 9228 - Feltros asfálticos para impermeabilização - Especificação

•  NBR 9229 - Mantas de Butyl para impermeabilização - Especificação

•  NBR 9396 - Elastômeros em solução para impermeabilização

•  NBR 9685 - Emulsões asfálticas sem carga para impermeabilização - Especificação

• NBR 9686 - Solução asfáltica empregada como material de imprimação na impermeabilização - Especificação
  
•  NBR 9687 - Emulsões asfálticas com carga para impermeabilização - Especificação

• NBR 9689 - Materiais e sistemas de impermeabilização - Classificação

•  NBR 9690 - Materiais de polímeros para impermeabilização - Especificação 

quarta-feira, 2 de maio de 2012

Colocação do assoalho.


•  Verificar o prazo de cura da argamassa de fixação dos barrotes (mínimo 14 dias);

•  Conferir o acabamento das juntas,  que devem ter abertura máxima de 2 mm;

•  Checar a fixação das peças e o aspecto dos parafusos;

•  Averiguar a colocação das cavilhas, que devem se apresentar firmemente coladas, mas não “enterradas”.

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares