segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ARGAMASSAS - CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

Os revestimentos são executados para dar às alvenarias maior resistência ao choque ou abrasão, impermeabilizá-las, tornar as paredes mais higiênicas (laváveis) ou ainda aumentar as  qualidades de isolamento térmico e acústico.

Os revestimentos internos e externos devem ser constituídos por uma camada ou  camadas superpostas, contínuas e uniformes. O consumo de cimento deve, preferencialmente ,  ser decrescente, sendo maior na primeira camada, em contato com a base. As superfícies  precisam estar perfeitamente desempenadas, prumadas ou niveladas e com textura uniforme,  bem como apresentar boa aderência entre as camadas  e com a base. Os revestimentos  externos devem, além disso, resistir à ação de variação de temperatura e umidade.

Quando se pretende revestir uma superfície, ela deve estar sempre isenta de poeira,  substâncias gordurosas, eflorescências ou outros materiais soltos, todos os dutos e redes de  água, esgoto e gás deverão ser ensaiados sob pressão recomendada para cada caso antes do  início dos serviços de revestimento.

Precisa apresentar-se suficientemente áspera a fim de que  se consiga a adequada aderência da argamassa de revestimento. No caso de superfícies lisas,  pouco absorventes ou com absorção heterogênea de água, aplica-se uniformemente um  chapisco.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

FERRAGENS - PUERTA - CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

Além das dobradiças, temos as fechaduras que podem ser (Figura 7.6):

- tipo gorge
- de cilindro
- de w.c.
- p/ portas de correr



As fechaduras devem ser colocadas sem danificar as folhas, com bom acabamento e sem deixar folgas quando as folhas estiverem fechadas.
 

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

FOLHA UNA PUERTA - CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

É a peça que será colocada no batente por intermédio de, no mínimo, três dobradiças de 3"x 3 1/2" para as folhas compensadas e quatro dobradiças para as folhas maciças recebendo posteriormente a fechadura.

Podem ser lisas, com almofadas, envidraçadas etc..

A folha externa deverá ser mais reforçada e de melhor acabamento, geralmente maciça.

Alguns cuidados devemos ter na escolha das folhas compensadas como:

-  Se ela vai ser pintada ou envernizada (a folha para verniz é de melhor acabamento);
-  O núcleo das folhas compensadas devem ser constituídos por sarrafos ou colmeias que formem poucos vazios;
-  Os montantes das folhas devem ter largura suficiente para proporcionar a fixação das dobradiças e fechaduras;
-  As travessas das folhas devem ter largura suficiente para poder cortar sem aparecer o núcleo;
-  As folhas compensadas devem ser "encabeçadas" (acabamento dos montantes maciços) evitando assim a vista do topo da chapa compensada.

OBS. Para se verificar se a folha foi bem colocada, ela deverá parar em qualquer posição que você deixá-la.

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

BATANTE UMA PORTA - CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

Em geral é de peroba, canafístula, canela, angelim (comercial), podendo ser também da mesma madeira da folha (especial), tem espessura em torno de 4,5cm e largura variando com o tipo de parede: se meio tijolo de 14,0 a 14,5cm, se tijolo inteiro 26,0cm, chamado batente duplo. O batente é composto de dois montantes e uma travessa, que já devem vir montados para a obra. Caso venham desmontados a sua montagem deve ser executada por profissional competente (carpinteiro).

Detalhes da fixação dos batentes das portas

Os batentes devem ficar no prumo e em nível. Para que isso ocorra, podemos proceder da seguinte maneira (Figura 7.2):

1 - Devemos marcar inicialmente o nível do piso acabado próximo ao batente.
2 - Para facilitar o assentamento, elevamos este nível em 1,0m.
3 - Estica-se uma linha no referido nível.
4 - Marca-se nos montantes, com lápis a medida de 1,09 ou 1,08m da travessa para  o "pé" do batente.
5 - No assentamento do batente, igualar a marca de lápis com a linha, ficando o vão  da travessa até o piso acabado em 2,09 ou 2,08m, e portanto de 1 a 2cm embutido no piso, para dar melhor acabamento. (assim se garante o nível).
6 - Aprumar os montantes.
7 - Depois de aprumado e nivelado, coloca-se cunhas de madeira para o travamento dos batentes e posterior fixação. 

Podem ser fixo às alvenaria através de pregos, parafusos, espuma expansiva de poliuretano ou sobre contramarco.

Na fixação com pregos se utiliza o prego 22 x 42 ou o 22 x 48 colocados de 0,5 em 0,5m no mínimo dedois em dois para possibilitar que toda a largura do batente seja fixada. O chumbamento é realizado comuma argamassa de cimento e areia no traço 1:3 em aberturas previamente realizadas nas alvenarias e previamente umedecida (Figura 7.3).


Detalhe da fixação dos batentes por pregos e parafusos

Na fixação por parafusos, a alvenaria deve estar requadrada. Geralmente este processo é utilizado em alvenarias estruturais ou mesmo para fixar batentes em estruturas de concreto armado onde o prumo e dimensões são mais precisos e não é aconselhável a quebra para a fixação dos batentes (Figura 7.3).


Utilizando parafusos com bucha dois a dois e de 0,5 em 0,5 m fixa-se os batentes (este procedimento é feito para evitar o empenamento dos montantes). Para vedar os parafusos podemos utilizar cavilhas ou massa para calafetar.

Na  fixação dos batentes com  espuma de poliuretano expansiva, requadrar primeiramente o vão da esquadria deixando uma folga aproximadamente de 1,0cm para possibilitar a colocação da espuma. A espuma poderá ser colocada em faixas de aproximadamente 30cm, em 6 pontos sucessivamente, em tornode todo o batente com o auxílio de um aplicador (pistola). Não alisar a espuma. Deixar secar por uma hora, depois pode cortar para dar o acabamento final.

O contramarco, em geral, é constituído de travessa e montante de pequena espessura,  fixa à alvenaria através de pregos ou parafusos. E os batentes por parafusos no contramarco.

Este sistema é o ideal, pois os batentes só serão colocados no final da obra,  protegendo-os portanto, das avarias geralmente sofridas durante a obra. (revestimentos,  choques, abrasões, etc...).

Chama-se vão livre ou vão de luz de um batente, a menor largura no sentido horizontal  e menor altura no sentido vertical (Figura 7.4). Esta é a medida que aparece nos projetos.

Vão livre ou vão de luz

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

PORTAS - CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

Compõem-se de batente, que é a peça fixada na alvenaria, onde será colocada a folha por meio de dobradiças . A folha é a parte móvel que veda o vão deixado pelo batente e por  fim a guarnição, que é um acabamento colocado entre o batente e a alvenaria para esconder  as falhas existentes entre o batente e a alvenaria (Figura 7.1).

Componentes das portas de madeira
Figura 7.1 - Componentes das portas de madeira

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares