segunda-feira, 21 de julho de 2014

CONTROLE DE RECALQUE

1. Introdução

O controle de recalque dc um edifício ou de uma obra qualquer é a verificação do desempenho global da fundação, permitindo observar o comportamento da interação solo-estrutura do conjunto. Embora seja uma medida recomendada para qualquer obra de maior responsabilidade, na prática tem sido muito pouco empregada; tem-se um certo entendimento equivocado de que só se faz controle dc recalques se a estmtura está com problemas ou possa apresentá-los.

A sua importância, no entanto, tem sido cada dia mais reconhecida no meio técnico. A revisão  da nova norma dc projeto e execução dc fundações NBR 6122, no seu último capítulo, faz fortes recomendações para sua utilização.

Um bom programa de controle de recalques permite avaliar a evolução de seus valores ao longo  do tempo, verificar se ocorrem recalques diferenciais que possam comprometer o trabalho da estrutura, bem como orientar trabalhos de eventuais refor-

2. Procedimentos

A metodologia utilizada num trabalho de controle de recalque é basicamente a de topografia de precisão com o emprego de nível óptico, cm geral dotado de micrômetro, o que permite determinação de cotas com precisão de até a casa do centésimo de milímetro. Efeitos de temperatura por variações climáticas e insolaçào devem ser eliminados com uso dc miras de ínvar, que nào sofrem influência desses agentes.

O princípio do nivelamento geométrico consiste em se determinar em cada campanha de leitura as cotas dc todos os pinos dc referência instalados em peças estruturais (em geral pilares no piso térreo) a serem observadas, tendo como referência uma cota que deve permanecer fixa indefinidamente ao longo do tempo. Essa cota fixa é feita, na prática, por uma haste metálica de comprimento adequado cuja extremidade inferior de base é apoiada sobre uma camada dc rocha ou substrato suficientemente resistente dc  forma a nào sofrer um recalque próprio ao longo do tempo.

Para iniciar o nivelamento, parte-se da cota dc saída (alísoluta ou arbitrária) que serve de referência, a partir da qual sào detcnninadas as cotas de todos os pinos, objetos do controle, retornando-se em seguida  (caminhamento fechado) ao ponto dc saída, obtendo-se a cota dc chegada. As leituras com caminhamento fechado permitem a correção de erros sistemáticos englobados nos resultados, graças à diferença entre a cota de saída c a de chegada, cujo montante é distribuído pelos pinos dc leitura através de fórmula aritmética ponderada. Para o controle de erros acidentais, cm cada posição dc estacionamento do nível, sào determinados pelo menos 3 pares dc valores (leituras dc ré e vante) para cada pino, dispondo-sc o nível óptico em 3 cotas diferentes. Em geral, para controles de recalques rigorosos, exige-se que a flutuaçào máxima de cotas obtida a partir desses 3 pares de valores nào seja superior a 20 centésimos de milímetro. 

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Ensaios de Baixa Deformação

Os ensaios de baixa deformação são assim denominados por necessitar dc um impacto de um martelo de mão no topo do elemento dc funda-ção, provocando um nível muito baixo dc deformação. Esta onda de baixa deformação se propaga da mesma forma ao longo do elemento de fundação, refletindo-se cm pontos de singularidades, onde ocorreriam eventuais danos. Alvim ct al. (1991) descrevem este ensaio, onde utilizam o equipamento PIT (Pile Integrity Testing). Além dos fundamentos teóricos envolvidos sào citadas algumas aplicações, além da verificação da integridade, que seria a determinação da velocidade de propagação de onda daquele elemento e, indiretamente, o valor do módulo dc deformação dinâmico, parâmetros estes úteis na análise da intrumentaçào dinâmica.

Estes autores mostram inclusive que há uma tendência de estes parâmetros crescerem com o tem- po de cura, bem como a resistência do concreto. Este tipo dc ensaio é freqüentemente utilizado em estacas moldadas "in loco" como tubulões e estações, quando s c tem suspeita de má execução que possa ter causado descontinuidades ou estrangulamentos de seções.

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Ensaios de Alta Deformação

Os ensaios de integridade de alta deformação sào assim denominados pelo fato de serem con- duzidos durante a cravaçào dc uma estaca, quando se impõe alta deformação no topo da estaca  pelo impacto do martelo. As ondas de deformação se propagam ao longo do comprimento da estaca, sofrendo reflexão na ponta da estaca ou nos eventuais pontos dc singularidade da mesma. Utilizando o mesmo equipamento (do tipo PDA) é possível, através da análise destes sinais de força c velocidade, detectar-se os possíveis danos e ainda avaliar a sua extensão.

Pelo fato da necessidade de se ter estes golpes de alto impacto, este ensaio se restringe quase  que exclusivamente às cstacas cravadas c a verificação ocorre durante a sua instalação.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

COMO EXECUTAR AS ESCADAS NA OBRA

A marcação de escadas na obra deve seguir o projeto, no entanto na maioria  das vezes, na execução da obra muda-se as cotas e com isso cabe ao profissional adaptar a escada as novas medidas. Deixando bem claro que as variações de medidas devem ficar na ordem de centímetros, caso contrário devemos recalcular a escada.

Para marcar a escada na  obra devemos ter um anteparo, que pode ser uma parede (nas escadas enclausuradas) ou mesmo uma tábua (fôrma lateral), onde possamos riscar a escada nas medidas reais. E a fazemos da seguinte forma (Figuras 12.14 e 12.15) :

1º  - Medir na horizontal a somatória do nº de degraus. Ex.: 10 degraus de p=30 cm = 3,00m.(Figura 12.14)
- Esticar uma linha do nível inferior ao superior. (Figura 12.15)
- Com o auxílio de um prumo verificar a verticalidade do ponto de chegada (nível superior). (Figura 12.15)
- Com o auxílio de uma galga com dimensão do piso e um nível de bolha, marca-se a escada


Depois de marcá-la, faremos a forma da mesma maneira das lajes, pontaletada e contraventada, sendo portanto os lances formados por painéis inclinados de tábuas no sentido longitudinal limitadas nas laterais por tábuas pregadas de pé, tábuas em pé também formam os espelhos.(Figura 12.16)

Devemos ter o cuidado, para que as tábuas dos espelhos não deformem na concretagem. Para se evitar, ligam-se aquelas tábuas uma as outras, pela borda superior usando sarrafos longitudinais.


Podemos executar as escadas também com o auxílio da laje pré moldada, quando não temos que vencer grandes alturas e o seu uso for privativo (Figuras 12.17 e 12.18).


OBS: O cimbramento será feito da mesma maneira do executado nas lajes pré-moldadas.  A concretagem das escadas são feitas com concreto estrutural, "seco" e de baixo para cima.

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares