sábado, 18 de fevereiro de 2012

CONSTRUÇÃO DE CASAS: Calçadas.

Comece pela compactação do solo sobre o qual vai ser construída a calçada.

Em seguida, faça o contrapiso com uma camada de concreto magro de 3 cm, no mínimo. Não faça o contrapiso nos locais que serão usados como canteiro de flores ou grama. O contrapiso deve ser compactado e nivelado.

Uma maneira rápida e econômica de fazer o piso da calçada é usar uma camada de concreto de 5 cm de espessura. Nas entradas de carro, essa camada deve ter 7 cm.

Coloque ripas de madeira no sentido da largura da calçada, a cada 1,50 m.

Essas ripas devem ficar aparentes na calçada e vão funcionar como juntas, evitando rachaduras.


DICA
As calçadas também podem ser coloridas, com pigmentos colocados no concreto ou por pintura da superfície com tinta apropriada, disponível nas lojas de material de construção.

Se a calçada tiver mais de 1,50 m de largura, também será preciso colocar uma ripa de madeira no sentido do comprimento. Essas juntas não devem ser desencontradas. Não esqueça do caimento da calçada para evitar água empoçada. Em calçadas planas, o caimento deve ser de 1 cm para cada metro de largura da calçada. Em ladeiras, o piso da calçada deve ter a superfície áspera,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares