Em construções residenciais, as paredes internas e as lajes oferecem apoios intermediários. Nesses casos, portanto, o custo da estrutura é menor.
O pontalete trabalha à compressão e é fixado em um berço de madeira apoiado na laje. Sendo assim, a laje recebe uma carga distribuída (Figura s6.17 e 6.18).
Nas lajes maciças, onde tudo é calculado, podemos apoiar em qualquer ponto.
Entretanto na lajes pré não devemos apoiar sobre as mesmas e sim na direção das paredes (Figuras 6.17 e 6.19).
Havendo necessidade de se colocar um pontalete fora das paredes, é necessário que se faça uma viga de concreto invertida para vão grandes ou vigas de madeira nos vãos pequenos.
Devemos ainda, ter algumas precauções como:
- a distância dos pontaletes deve ser igual a das tesouras.
- a distância entre as terças deve ser igual à distância das mesmas quando apoiadas nas tesoura
- deverá ser acrescido aos pontaletes, berço (de no mínimo 40cm) para distribuir melhor os esforços, mãos francesas (nas duas direções do pontalete) ou tirantes chumbados nas lajes para dar estabilidade ao conjunto.
Figura 6.17- Apoio dos pontaletes em berços
Figura 6.18- Detalhe do berço para distribuição das cargas
Figura 6.19- Detalhe do apoio dos pontaletes sobre as paredes
Estou grato ao Sr. Pedro e à sua empresa de crédito por me terem concedido um empréstimo de 940.000,00 libras para expandir o meu negócio farmacêutico. O empréstimo tem um retorno anual de 2% e solicitei um período de reembolso de 5 anos. O Sr. Pedro é um credor de confiança que também oferece diversas opções de investimento e empréstimo, incluindo empréstimos pessoais e comerciais. Os interessados podem solicitar um empréstimo e receber uma carta de aprovação. Para mais informações, por favor contacte o Sr. Pedro pelo e-mail pedroloanss@gmail.com ou via Whatsapp pelo telefone +393510140339.
ResponderExcluir