terça-feira, 24 de abril de 2012

ACABAMENTOS NÃO ARGAMASSADOS: AÇO.


Pode-se usar a aço galvanizado ou inoxidável. O aço é um composto de ferro e carbono suscetível de adquirir através de têmpera (resfriamento súbito após  atingir  alta  temperatura)  um elevado grau de dureza e  tenacidade. O aço galvanizado  é  o  aço recoberto por uma camada de zinco metálico que tem a finalidade de proteger contra os efeitos da oxidação. O  aço  inoxidável é aquele que, na sua composição, além do ferro e do carbono recebe o cromo que lhe confere a capacidade de resistir à oxidação e corrosão.

Do processo de industrialização dos dois tipos de aço são obtidos elementos como chapas e perfis que podem  ser   utilizados como protetores-solar, fachadas, forros, porta, piso, detalhes,  etc. O processo de união se dá através de solda, colagem, porca, parafuso, rebites ou encaixe. 

O aço galvanizado tem como  acabamento  mais  comum  a pintura e pode também ser plastificado. O aço inoxidável pode sofrer vários processos de acabamento. Através de abrasão pode-se passar de uma superfície fosca e irregular a uma superfície lisa e regular  com várias passagens entre esses dois
tipos de acabamento. O aço escovado muito utilizado encontra-se nesse caso.

O ado inoxidável  pode  ainda ser pintado. 

Tanto o aço galvanizado como inoxidável não apresentam ferrugem; proporcionam a criação de  elementos leves e  delgados;  são de fácil manutenção e limpeza; têm grande resistência ao fogo; não absorvem umidade e são de grande durabilidade. No entanto,  são  bons condutores térmicos, permitindo a passagem de muito calor ou  frio; são  péssimos  isolantes acústicos  e o custo do material  e a mão-de-obra que executa o trabalho bastante elevado.

No memorial de especificações técnicas de um  projeto, quando houver a intenção de utilizar  revestimentos  em  aço,  alguns cuidados devem ser tomados:

  - designar o tipo de aço (galvanizado ou inoxidável);
  - designar o acabamento do aço (pintado, escovado, etc);
  - indicar os  elementos  adequados ao projeto (perfis, etc);
  - indicar as dimensões mais adequadas, inclusive a espessura;
  - indicar como serão feitas as ligações das peças;
  - indicar o fabricante escolhido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares