As placas de mármore ou granito destinadas a revestir uma superfície de concreto deverão ter na contra-face grapas de ferro chumbadas. Nas que serão aplicadas sobe tijolos, dependendo da
espessura, dispensa-se a colocação desses chumbadores.
Antes de aplicar a pedra é necessário impermeabilizar a base com asfalto, seja ela de concreto ou alvenaria. Não se deve permitir o acúmulo de umidade atrás da pedra podendo-se deixar um espaço para permitir a circulação de ar. Se a extensão a ser revestida com pedras exceder a 9m, é necessário utilizar juntas de dilatação para a alvenaria. No caso de fachadas de edifícios ou paredes de grande altura, as placas de mármore ou granito deverão ser dotadas de grampos metálicos fixados nas placas e chumbados na argamassa.
O espaço entre a placa de mármore ou granito e a parede pode ser preenchido por argamassa fluida de cimento e areia.
A vantagem da utilização de encaixes metálicos reguláveis na fixação de pedras em fachadas muito extensas, é o fato de, por manterem as placas afastadas da parede, estes encaixes podem absorver as irregularidades decorrentes da concretagem da estrutura, permitindo a execução de panos de fachada perfeitamente lisos.
A complexidade crescente na realização dos projetos de revestimentos em pedras levou ao surgimento dos projetos para produção de fachadas. Nestesprojetos o especialista, com base no levantamento in loco das medidas da obra, realiza a paginação das peças de mármore ou granito, indicando os locais exatos para a fixação dos elementos metálicos responsáveis pelo suporte do conjunto. Com isso dá-se a racionalização dos serviços de obra e garante-se maior qualidade no acabamento das obras finas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário