sábado, 21 de abril de 2012

ACABAMENTOS NÃO ARGAMASSADOS: MÁRMORE OU GRANITO.


As placas de mármore  ou granito destinadas a revestir uma superfície de concreto deverão ter na contra-face grapas de ferro chumbadas. Nas que serão  aplicadas   sobe tijolos, dependendo da 
espessura,  dispensa-se  a  colocação  desses chumbadores.

Antes de aplicar a pedra é necessário   impermeabilizar a base com asfalto, seja ela de concreto ou alvenaria. Não se  deve permitir o acúmulo de umidade atrás da  pedra  podendo-se  deixar  um espaço para permitir a circulação de ar. Se a extensão  a ser revestida  com pedras exceder a 9m, é necessário utilizar juntas de dilatação para  a alvenaria. No caso de fachadas de edifícios ou paredes de  grande altura, as placas de mármore ou granito deverão ser dotadas de grampos metálicos fixados nas placas e chumbados na argamassa.

O espaço entre  a  placa de mármore ou granito e a parede pode  ser  preenchido  por  argamassa fluida de cimento e areia. 

A vantagem da utilização de  encaixes metálicos reguláveis na fixação de pedras em fachadas muito extensas, é o  fato de, por manterem as placas afastadas da parede, estes encaixes podem absorver as irregularidades decorrentes da concretagem da estrutura, permitindo a execução de panos de fachada perfeitamente lisos.

A complexidade crescente na realização  dos projetos de revestimentos em pedras levou ao surgimento dos projetos para produção de fachadas. Nestesprojetos o especialista,  com base no levantamento  in loco das medidas da obra, realiza a paginação das peças de  mármore ou granito, indicando os locais exatos para a fixação dos elementos metálicos responsáveis pelo suporte do conjunto. Com isso dá-se a  racionalização dos serviços de obra e garante-se maior qualidade no acabamento das obras finas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares