sexta-feira, 13 de abril de 2012

Cobrimento da armadura


A  importância  do  Cobrimento  de   concreto   na  armadura   é   de   vital   importância   na durabilidade mas também pelos benefícios adicionais, como por exemplo a resistência ao fogo.

É preocupante ao constatar que esse ponto é freqüentemente negligenciado.

Na execução, deve ser dada atenção apropriada aos espaçadores para armadura e uso de dispositivos para garantia efetiva do cobrimento especificado (Figura 11.34).

Devemos em todos os casos garantir o total cobrimento das armaduras, lembrando que o aço para concreto armado estará apassivado e protegido da corrosão quando estiver em um meio fortemente alcalino propiciando pelas reações de hidratação do cimento, devemos fazer cumprir os cobrimentos mínimos exigidos no projeto e dado pela Norma. (Tabela 11.7)

                                                   Tabela 11.7 - Cobrimento das armaduras


para tal podemos empregar:

•  pastilhas  (espaçadores):  plásticas ou de argamassa,  que além de mais econômicas, aderem melhor ao concreto e podem ser facilmente obtidas na obra, com o auxílio de formas de madeira, isopor (caixa de ovos), (para fazer gelo), metálica etc...
• cordões de argamassa.

Figura 11.34 - Pastilhas de argamassa
e = recobrimento



Figura 11.35 - Pastilhas plásticas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares