sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Edifícios com Pilares na Divisa.

No caso de edifícios sem subsolo mas que se estendem até as divisas, é necessário um tratamento especial dos pilares junto às divisas ama vez que ali o elemento de fundação (sapata ou estaca) nào poderá ter seu centro de gravidade coincidente com o do pilar. Nestes pilares há que se prever vigas de equilíbrio que os ligarão a pilares internos próximos. A fundação associada que resulta tem carregamento centrado em relação aos elementos de fundação.

Na Figura 6.8 estão mostradas alternativas de  fundação para um prédio sem subsolo e que se estende às divisas. Na primeira alternativa, constituída por fundações superficiais isoladas (blocos ou sapatas), estão indicadas as vigas de equilíbrio. Quando as duas sapatas que serão ligadas pela viga de equilíbrio se aproximam muito, é preferível adotar uma fundação combinada (sapata associada ou viga de fundação). O caso extremo será a fundação em radier, em que nào há necessidade da viga de equilíbrio (trata-se de uma
fundação capaz de absorver momentos). Na terceira alternativa, em fundações profundas (estacas ou tubulòes), também sào necessárias as vigas de equilíbrio.

No caso de fundação superficial (sapatas ou radier), as escavações próximas às divisas precisam ser escoradas. No caso de fundação profunda, temse que considerar quando da escolha do tipo, as passíveis conseqüências do processo executivo. 

Fig. 6. 8 - Edifícios com pilares na divisa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares