Para construção de uma sapata isolada, devem ser executadas as seguintes etapas:
1. Escavação, compactação do solo, colocação da fôrma para o rodapé, com folga de 5 cm e execução do concreto “magro”;
2. Posicionamento das fôrmas, de acordo com a marcação executada no gabarito de locação;
3. Limpeza da da superfície de apoio;
4. Colocação da armadura;
5. Posicionamento do arranque do pilar em relação à caixa com as armações;
6. Colocação das guias de arame, para acompanhamento da declividade das superfícies do concreto se a fundação for tronco piramidal;
7. concretagem: a base poderá ser vibrada normalmente, porém para o concreto inclinado deverá ser feita uma compactação manual, isto é, sem o uso do vibrador
Na figura superior da esquerda, vemos o corte esquemático de uma sapata, na superior a direita vemos a forma da sapata já posicionada sobre o concreto magro, na figura na inferior a direita a armadura de tração da sapata já se encontra posicionada, faltando a colocação do arranque do pilar, na inferior a direita a armadura do arranque já está posicionada.
Nas figuras acima verifica-se a conclusão da concretagem da sapata e de seu tronco piramidal, no se topo é visível a armadura de arranque do pilar.
Na figura inferior a sapata já se encontra desformada se pode observar a aplicação do gastalho que fixa a forma do arranque do pilar, verifica-se também o recorte na forma do arranque do pilar para o encaixe da forma das vigas baldrames.
Seqüência de montagem das vigas baldrames:
- montagem das formas;
- Colocação das armaduras; e,
- Concretagem.
- As vigas baldrames são responsáveis pela solidarização da fundação por sapatas solidarização da fundação por sapatas isoladas e também pelo suporte das paredes do pavimento imediatamente acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário