De maneira geral a estrutura de madeira de um telhado é composta pela tesoura, o engradamento e o contraventamento. As tesouras, formam vigas de treliça que recebem as cargas do engradamento através de pontos chamados nós (fig.73).
Essa descarga se faz através das principais peças do engradamento chamadas terças. O engradamento constitui-se de terças, caibros e ripas, podendo assumir formas simplificadas para telhas maiores que se sustentam diretamente nas terças.
As terças, conforme descrição apresentada no início deste capítulo, são peças longitudinais, colocadas em direção perpendicular às tesouras, recebendo nomes especiais quando estão na parte mais alta do telhaço (cumeeira) e quando se apoiam diretamente sobre as paredes limítrofes (frechal).
Os caibros são colocados perpendicularmente às terças e se apoiam nelas, inclinados sendo que seu declive determina o caimento ou "ponto" do telhaço.
A seção dos caibros vai depender do espaçamento entre as terças. As ripas são colocadas paralelamente às terças, se apoiando nos caibros. Seu espaçamento depende do tipo de telha que se está usando.
Figura 73 - Detalhe do pendural
Figura 73 - Exemplo de madeiramento de telhado
Nenhum comentário:
Postar um comentário