Tinta é uma composição química pigmentada ou não, que se converte em película sólada quando aplicada. Composição básica: veículos (resinas, emulsões, óleos), pigmentos (partículas sólidas), solventes e aditivos. As tintas podem ser classificadas da seguinte forma:
A função do solvente é baixar a viscosidade do veículo de maneira a facilitar a aplicação da tinta. O solvente mais antigo usado nas tintas à óleo é a aguarráz ou terebentita (essência de terebentina). É bom lembrar que a aguarráz diminui a resistência da tinta assim como diminui o seu brilho podendo ficar fosca se usada em grande quantidade.
Os materiais betuminosos têm emprego na construção civil como produtos de estanqueidade ou como tintas de proteção de baixo custo, principalmente contra a ação da umidade.
As resinas epóxi em adição mostram excelente adesão a diversos tipos de superfícies e oferecem uma das melhores combinações conhecidas de propriedades:
- baixa viscosidade inicial, facilitando sua aplicação
- fácil e rapida cura, dependendo da seleção do agente de cura
- baixa retração durante a cura
- alta adesividade não necessitando muito de grandes pressões
- ótimas propriedades mecânicas
- alto isolamento elétrico
- boa resistência química, dependendo consideravelmente do agente de cura empregado
- versatilidade
Na pintura com tinta à óleo, simples ou fina, deve-se aplicar sobre a argamassa antes da primeira demão, tintas impermeabilizantes que impeçam, a absorção do óleo pelo revestimento.
Embora a pintura seja a última etapa de uma obra, ela deve ser pensada desde a fase de elaboração do projeto. A preparação da superfície resume-se em:
- alvenarias:
1) Eliminar o pó, escovando ou espanando a superfície.
2) Eliminar manchas de gordura com uma solução de detergente
e água. Enxaguar e deixar secar.
3) Eliminar o mofo, lavando a superfície com uma solução de
água sanitária e água. Enxaguar e deixar secar.
4) Eliminar umidade interna corrigindo a causa do
vazamento (canos furados, calhas entupidas).
5) Eliminar caiação, se houver, com escova de aço.
6) Eliminar pequenas rachaduras e furos de pregos, com
massa de reboco.
7) Eliminar com espátula, partes soltas ou crostas de tinta antiga.
- madeira:
1) Eliminar o pó, escovando ou espanando a superfície.
2) Eliminar manchas de gordura.
3) Eliminar imperfeições, lixando.
4) Eliminar pequenas rachaduras com massa própria.
5) Eliminar partes soltas de tinta antiga com espátula, e lixar.
6) Eliminar com removedor próprio, toda a tinta em mau estado.
- metal:
1) Eliminar o pó, escovando ou espanando a superfície.
2) Eliminar completamente pontos de ferrugem por lixamento manual ou mecânico.
3) Remover partes soltas ou crostas de tinta velha com removedor próprio.
Apesar de toda a qualidade que uma determinada tinta contenha, podem ocorrer problemas detectados no momento de abrir a lata ou mesmo após a aplicação. Entre eles, destacam-se:
- ao abrir a lata:
1) Sedimentação - A parte saida da tinta se acumula no fundo da embalagem devido a um longo tempo de armazenamento. Isso é corrigido homogeneizando-se a tinta convenientemente, com um instrumento adequado. Não utilize chave de fenda ou qualquer objeto arredondado.
2) Cor diferente da cartela de cores - As cores que se encontram nas cartelas de cores são confeccionadas com produtos diferentes daqueles que representam, devido ao sistema de impressão.
Suas tonalidades aproximam-se ao máximo do padrão de cor da tinta, porém, são passíveis de pequenas variações, além de poderem se alterar sob a ação do tempo e da luz. Por isso, a cartela deve ser usada como um meio de identificação e não como um padrão exato de cor.
- após a aplicação:
1) Secagem retardada - Pode ser causada pelo ambiente úmido ou de temperatura muito baixa, impedindo que o solvente evapore. Por essa razão, deve-se evitar a pintura em dias chuvosos ou muito frios (abaixo de 15ºC). Além disso, a não preparação correta da superfície pode deixar contaminantes na tinta que causam esse problema. Assim, para cada substrato (cerâmica, concreto, madeira, metal) a ser pintado deve-se observar as instruções preparatórias.
2) Cobertura insuficiente - A diluição excessiva da tinta torna a espessura do filme inferior a ideal. Para corrigir, adicionar tinta não diluída. A não homogeneização adequada da tinta na embalagem também pode causar uma cobertura deficiente na aplicação, já que os pigmentos tendem a assentar. Superfícies muito absorventes, não seladas, também podem trazer o problema em questão. Para evitar, deve-se seguir o correto sistema de pintura.
3) Escorrimento - Diluição excessiva e utilização de solventes não especificados são razões para que a tinta escorra; por isso, devem ser evitados.
4) Dificuldade de aplicação - A tinta pode se tornar pesada na aplicação se não for diluída suficientemente.
5) Descascamento - A aderência da tinta em superfícies
pulverolentas não é boa, ocasionando esse problema.
6) Falta de alastramento - A tinta não se espalha ao longo da superfície. Pode ser em decorrênncia de uma diluição insuficiente ou da aplicação de camadas muito finas.
7) Formação de espuma em madeira - Ocorre quando a pintura é feita em superfície demasiadamente úmida, Por isso, deve-se certificar que ela esteja devidamente seca antes da pintura. Pode ocorrer, também, devido ao excesso de diluição dado à tinta.
8) Eflorescências - Acontecem quando a tinta foi aplicada sobre reboco úmido e manifestam-se como manchas esbranquiçadas na superfície pintada. Ocorre devido à migração de umidade para o exterior. Enquanto a umidade ou os sais solúveis não forem eliminados, o problema persistirá.
9) Saponificação/calcificação - Causada pela alcalinidade natural da cal e do cimento que compõem o reboco, manifestando-se como manchas que deixam a superfície pegajosa.
10) Destacamento - A tinta se separa da parede, carregando partes do reboco e tonando-o esfarelado. Ocorre quando a tinta é aplicada sobre superfície de reboco novo não curado.
11) Manchas causadas por pingos de chuva - Podem aparecer na superfície recém-pintada e ocorrem porque os pingos de chuva provocam a extração de substâncias solúveis que afloram e mancham o filme da tinta.
12) Bolhas - Podem ocorrer quando for aplicada massa corrida PVA (látex) em exteriores pois o produto é indicado apenas para interiores. Podem ocorrer, também em repintura sobre tinta de má qualidade.
Além desses, podem ocorrer problemas que não tenham correção, resultado de reações químicas devidas ao armazenamento prolongado sob calor ou frio intenso e adição de solventes não apropriados.
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