quinta-feira, 21 de março de 2013

INSTALAÇÃO DA FUNDAÇÕE DE UMA ESTRUCTURA OFFSHORE.

A instalação da fundação de uma estrutura offshore somente é realizada quando se dispõe de um planejamento que inclui a realização dc um procedimento executivo c a previsão de controle executivo. Suas elaborações dependem, sobremaneira, do tipo de fundação a ser instalada.

Enquanto a instalação de uma estnitura com fundação rasa é rápida, nào envolvendo mais do que um ou alguns dias de trabalho, a instalação de uma fundação profunda é mais demorada, porém normalmente não ultrapassando de uma semana a um mês de trabalho, sem contar com interrupções devido às condições do mar ("stand-by wcather").

Figura 11.10 Detalhe da conexão
fundação-estructura por comformação
Além da restrição do prazo executivo, os seguintes aspectos contribuem para que o controle executivo de fundações offshore difira daqueles realizados durante a construção das fundações em terra: 

• dificuldade de acesso à fundação, por esta se encontrar submersa;
• alto custo de mobilização e manutenção na locação do meio naval habilitado para a execu-
ção da fundação (como, por exemplo, manuseio de martelos ou perfuratrizes);
• no caso da fundação de plataformas, há total inviabilizaçào de sc realizar provas de carga estáticas dc compressão, devido à magnitude das cargas envolvidas;
• no caso de estruturas submarinas, como dutos, ' templates" e "manifolds", há inexistência de níveis fixos de referência, que permitam o controle dos recalques absolutos (somente sendo viabilizado o controle do desnivelamento).

Além disso, o controle de qualidade dc uma fundação offshore está restrito à fase de instalação da estrutura, principalmente devido à adversidade do ambiente marinho, que dificulta a manutenção da estanqueidade do invólucro da instrumentação, tanto para resistir às altas pressões hidrostáticas, quanto evitar o contato com umidade (o tempo máximo de sobrevivência de uma instrumentação submersa está normalmente restrito à ordem de grandeza de dias). Como conseqüência, são raros os casos de implantação de um programa de instrumentação ao longo da vida útil da estrutura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares