segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ARGAMASSAS - CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS

Os revestimentos são executados para dar às alvenarias maior resistência ao choque ou abrasão, impermeabilizá-las, tornar as paredes mais higiênicas (laváveis) ou ainda aumentar as  qualidades de isolamento térmico e acústico.

Os revestimentos internos e externos devem ser constituídos por uma camada ou  camadas superpostas, contínuas e uniformes. O consumo de cimento deve, preferencialmente ,  ser decrescente, sendo maior na primeira camada, em contato com a base. As superfícies  precisam estar perfeitamente desempenadas, prumadas ou niveladas e com textura uniforme,  bem como apresentar boa aderência entre as camadas  e com a base. Os revestimentos  externos devem, além disso, resistir à ação de variação de temperatura e umidade.

Quando se pretende revestir uma superfície, ela deve estar sempre isenta de poeira,  substâncias gordurosas, eflorescências ou outros materiais soltos, todos os dutos e redes de  água, esgoto e gás deverão ser ensaiados sob pressão recomendada para cada caso antes do  início dos serviços de revestimento.

Precisa apresentar-se suficientemente áspera a fim de que  se consiga a adequada aderência da argamassa de revestimento. No caso de superfícies lisas,  pouco absorventes ou com absorção heterogênea de água, aplica-se uniformemente um  chapisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares