segunda-feira, 4 de novembro de 2013

PISOS VINÍLICOS

Os pisos vinílicos ou  de vinil-amianto, são fabricados a partir da mistura de resina vinílica, fibras, plastificantes e cargas inertes com pigmentos especiais que lhe dão o aspecto característico, proporcionando um produto bastante versátil, além de possuir uma durabilidade bastante elevada e de manutenção simples.  São placas de piso 30x30cm e geralmente encontradas em espessuras que variam de 1,6  a 3mm, recomendados conforme o tipo de utilização do ambiente onde é feita a aplicação.

Desempenho

O produto é recomendado para ser aplicado em qualquer piso sobre superfícies já  revestidas ou a revestir. Sua base pode se o próprio contrapiso, marmorite, ladrilhos, oralite,  pisos plásticos desgastados, ou qualquer outra, desde que esteja firme, limpa e seca. Não se  recomenda a colocação em madeira (assoalhos ou tacos) ou sobre bases sujeitas à infiltração  ascendente de umidade.

É comumente utilizado em residências, escolas, hospitais, quadras esportivas e  estabelecimentos públicos e comerciais.

O piso de 1,6mm de espessura é recomendado para lugares de baixo trânsito, ou seja,  ambientes de pouca utilização: quartos, banheiros, lavabos e outros compartimentos residenciais. Os com espessura 2mm podem ser aplicados em qualquer ambiente residencial ou  ainda em escritórios particulares, quartos de hospitais, anfiteatros, sanitários públicos e laboratórios. Os de 3mm são utilizados em locais de grande trânsito, lugares de passagem nas residências, como o hall de entrada, elevadores, escadas, salas de aula, refeitórios coletivos, escritórios, salas de consulta ou de espera.

Alguns fabricantes ainda produzem linhas especiais para locais de trânsito pesado como
cozinhas e corredores de ambientes de uso coletivo, escadas, lojas, supermercados, repartições
públicas de recepção e refeitórios industriais.

Execução

Em imóveis recém-construídos, o contrapiso ou argamassa de regularização deve ser executado de forma adequada, com espessura mínima de 3cm, com argamassa, cimento e areia no traço 1:3. A superfície deve apresentar bem desempenada e para  se testar a qualidade verifica-se se está "esfarelado", risca-se com uma ponta firme. Caso apresente problemas, deverá ser refeito. Além disso, ele deve ficar bem aderente na base para evitar qualquer região  de possíveis depressões.

Em imóveis que já possuem revestimentos, se existirem falhas ou pedaços soltos, estes  devem ser removidos e as falhas preenchidas com argamassa de cimento e areia no traço 1:3. A regularização deve ser feita com uma ou duas demãos de argamassa de P.V.A. na proporção de uma parte  de P.V.A. para oito de água, enriquecida de cimento até formar uma pasta "encorpada". No caso de pisos vitrificados, a orientação é a de que se aplique uma primeira demão de regularização com a dosagem de uma parte de P.V.A. para quatro de água e uma  segunda demão da argamassa comum com P.V.A. (1:8).

Sobre tacos e assoalhos de madeira, a colocação pode ser feita, desde que entre o produto e a madeira exista uma camada de compensado marítimo, mas nestes casos é interessante que seja feita uma consulta junto  aos fornecedores. A colocação sobre pisos plásticos é bem simples, o único cuidado que se deve ter é com a retirada das placas soltas ou com defeitos e a posterior regularização do local.

Colocação


Apesar de a disposição das placas ser da escolha do executor, devem-se respeitar as recomendações de posicionamento, principalmente daquelas que ficam encostadas nas paredes e que não devem possuir dimensões menores que 10cm e não superiores a 25cm. Antes de se espalhar o adesivo, é recomendável dispor as placas para fazer um teste de posicionamento. A aplicação do adesivo é feita por movimentos circulares com uma desempenadeira dentada. A cola deve permanecer descansando por uns 15min. até quando com um leve toque dos dedos sobre o adesivo ele não grudar, e isso acontece somente se for aumentada a pressão sobre ele.

Cuidados e conservação

A presença de umidade compromete todo o revestimento. Ela ataca o adesivo fazendo  com que as placas se soltem ou apareçam bolhas na sua parte inferior. Às vezes acontecem  variações das dimensões nominais do produto, devido a tensões internas que deformam a  placa.

A limpeza pode ser feita somente após dez dias da colocação, com sabão especial e água à vontade. Antes deste tempo não se deve colocar o piso em contato com a água. Para  manchas resistentes, deve-se usar uma esponja de aço fina com um pouco de sabão indicado  pelo fabricante. Após a lavagem, pode-se encerar com qualquer cera que não contenha  solvente ou mesmo algum derivado de petróleo, pois estes elementos atacariam o produto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares