segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

NAS VIGAS E LAJES - UTILIZAÇÀO DE SISTEMAS DE FÔRMAS E ESCORAMENTOS

As fôrmas das vigas são constituídas por painéis de fundo e painéis das faces firmemente travadas por gravata, mãos-francesas e sarrafos de pressão. Devemos certificar se  as formas tem as amarrações, escoramentos e contraventamentos suficientes para não sofrerem  deslocamentos ou deformações durante o lançamento do concreto. E verificarmos se as distâncias entre eixos (para o sistema convencional) são as seguintes:


Nas formas laterais das vigas, que não são travadas pelos painéis de laje, não é  suficiente a colocação de gravatas ancoradas através do espaço interior das fôrmas com arame  grosso (arame recozido nº 10), espaguetes ou tensores , principalmente nas vigas altas, é  necessário prever também um bom escoramento lateral com as mãos francesas entre a parte  superior da gravata e a travessa de apoio (Figura 11.11) ou contra o piso ou terreno, evitando  as "barrigas" ou superfícies tortas.

Na base da forma e sobre as guias é importante pregar um sarrafo denominado “sarrafo de pressão”, para evitar a abertura da forma (Figura 11.11).


Outros tipos de fôrmas e escoramentos de vigas:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares