terça-feira, 29 de abril de 2014

CONCRETO TEMPO DE CURA

Para definir o prazo de cura, motivo de constante preocupação de engenheiros e construtores nacionais, é necessário considerar dois aspectos fundamentais:

-  a relação a/c e o grau de hidratação do concreto;
-  tipo de cimento.

Para concretos com resistência da ordem de 15Mpa devemos curar o concreto num  período de 2  a dez dias, de acordo com a relação a/c utilizada e o tipo de cimento, conforme mostra a Tabela 11.8:


Há, também, outros aspectos importantes na determinação do tempo total de cura e  não podem deixar de ser mencionados, uma vez que, de alguma forma, atuam sobre a cinética  da reação de hidratação do cimento :

-  condições locais, temperatura, vento e umidade relativa do ar;
-  geometria das peças, que pode ser definida pela relação, área de exposição/volume da peça.

Em certas condições, haverá necessidade de concretos mais compactos (menos  porosos), exigindo um prolongamento do período em que serão necessárias as operações de  cura. Nessas condições haverá necessidade de considerar também a variável agressividade do meio ambiente.

O maior dano causado ao concreto pela falta da cura não será uma redução nas  resistências à compressão, pelo menos nas peças espessas, que retêm mais água e garantem o  grau de umidade necessário para hidratar o cimento. A falta de uma cura adequada age  principalmente contra a durabilidade das estruturas, a qual é inicialmente controlada pelas  propriedades das camadas superficiais desse concreto. Secagens prematuras resultam em camadas superficiais porosas com baixa resistência ao ataque de agentes agressivos.

Ironicamente, as obras mais carentes de uma cura criteriosa  – pequenas estruturas, com  concreto de relação  a/c elevada  – são as que menos cuidados recebem, especialmente  componentes estruturais, como pilares e vigas. Além disso, é prática usual nos canteiros de obras cuidar da cura somente na parte superior das lajes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares