segunda-feira, 2 de julho de 2012

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS - CONSTRUÇÃO.


Até bem pouco tempo atrás, o material mais utilizado em tubulações elétricas era o ferro galvanizado. O
objetivo  da galvanização era o de retardar o aparecimento de ferrugem. Atualmente o eletroduto de PVCrígido (composto especial de polivinila) é uma solução que une durabilidade, segurança, facilidade de transporte e de execução.
 
ELEMENTOS DA INSTALAÇÃO ELÉTRICA:

TUBULAÇÃO:  Chamadas eletrodutos ou  conduções servem para proteger os condutores contra umidade, choques mecânicos e elementos químicos agressivos.
 
CAIXA DE PASSAGEM:  São  as  caixas  usadas  para  interruptores, tomadas ou mesmo para facilitar o manuseio da enfiação. As caixas que formam pontos de luz no teto são sextavadas com fundo removível para facilitar sua instalação que é feita antes da concretagem.

FIAÇÃO: Os fios são responsáveis pela condução da energia  desde a fonte até o ponto de utilização. As emendas necessárias  devem  ser feitas no interior das caixas de passagem.
 
CAIXAS DE DISTRIBUIÇÃO: Onde se   localizam os disjuntores  que protegem e controlam os diversos circuitos internos.
 
APARELHOS: Nome dado às tomadas,  disjuntores,  interruptores, etc.

EXECUÇÃO DAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
A execução das instalações elétricas embutidas, considerando uma obra convencional, divide-se em quatro etapas:

1a.  antes da concretagem
Nesta etapa, o engenheiro construtor deve fiscalizar o local de todas as caixas  de  passagem,  dos  pontos  de  luz  nas fôrmas, assim como verificar se elas estão protegidas contra a penetração de nata de cimento que pode obstruir a  entrada dos eletrodutos nas caixas.

Em seguida, conferir a locação das descidas na alvenaria e a passagem nas vigas. Primeiramente, a equipe de carpinteiros prepara a  fôrma  da laje, depois os eletricistas colocam a  malha de conduítes com  as  respectivas   caixas  para  lâmpadas.  Os  armadores colocam a  ferragem  com  o  cuidado  para  não  amarrar  os conduítes ou mangueiras.
 
2a.  na descida nas alvenarias
Compreende a marcação, rasgo e colocação dos conduítes e caixas.
 
3a.  após o revestimento das paredes, tetos e pisos
Há que se verificar se os eletrodutos estão livres de sujeiras decorrentes do chapisco ou emboço  para  começar  a enfiação da tubulação.
 
4a.  após a última pintura
Instalação dos aparelhos (interruptores e tomadas)

De maneira geral, podem-se listar os  seguintes cuidados na execução das instalações elétricas:

•  Proteger os eletrodutos  aparentes  ou  os  que  ficarem   sobre  os  tetos de gesso assim como as caixas de luz.
•  Nunca deixar que os eletrodutos fiquem aflorados na  alvenaria pois,  não  ficando    integralmente  dentro  da   argamassa  do revestimento, é certo o aparecimento de trincas.
•  Especial cuidado deverá merecer  a  execução das  entradas  de energia  quanto à seção dos cabos, estanqueidade do manilhamento, feitura das caixas de passagem, quadros, postes, braçadeiras, etc.
•  Examinar a instalação dos aparelhos elétricos particularmente quanto à existência de ligação terra para chuveiro, torneiras, aquecedores, etc.
•  Inspecionar  os  materiais  ao   chegarem   na  obra  observando  a qualidade e peso dos conduítes e caixas.
•  Acompanhar  a  execução  dos  serviços observando se as caixas dos pontos de luz estão localizadas conforme projeto.
•  Exigir  vedação  das  caixas   e   conduítes  a   fim   de   evitar  a entrada de corpos estranhos.
•  Nas emendas dos eletrodutos  ter  o  cuidado  de  eliminar  as rebarbas que possam prejudicar a enfiação.
•  As  ligações dos eletrodutos às caixas de derivação deverão ser feitas por meio  de arruelas   e    buchas   galvanizadas    ou   de   alumínio,   rosqueadas   e   fortemente apertadas.
•  Antes  da  concretagem  os  eletrodutos  deverão  estar  perfeitamente   fixados   às fôrmas  e  devidamente obturados a  fim de evitar a penetração de nata de cimento. Tal  precaução deverá  também  ser  tomada  quando   da   execução    de  qualquer serviço que possa ocasionar a obstrução da tubulação.
•  A enfiação só  será  procedida  quando  a  construção  estiver protegida da chuva.
•  As caixas embutidas nas paredes  deverão facear o revestimento da alvenaria.

Para que as prumadas desçam pelo interior do edifício deve-se prever vazios em cada pavimento de preferência no hall comum (shafts).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares