quarta-feira, 18 de julho de 2012

TRANSPORTE MECANIZADO - ELEVADORES.


São instalações de longa vida (25 a  40 anos),  devendo ser projetados de maneira a atender às necessidades crescentes. São elementos da instalação de elevadores:

CAIXA DE CORRIDA
Deve ser construída de material incombustível, os pilares devem ser distribuídos nas paredes laterais e dos  fundos deixando a parte frontal livre para a fixação dos marcos e da botoeira de chamada. Não é permitida a colocação de qualquer outra tubulação no   interior das caixas além da necessária para a própria instalação do elevador, procurando-se evitar tubulações no interior das paredes da caixa.

CASA DE MÁQUINAS
Contém o motor e os aparelhos de manobra do elevador. Exige-se paredes incombustíveis, isolamento térmico,  pé-direito de 2,10m, extintor de incêndio junto à porta de acesso, escada incombustível  e fixa. Se possível, isolamento acústico nas paredes.

CASA DE POLIAS
Local destinado às polias superiores, quando as máquinas não estiverem colocadas na parte superior do conjunto. Deve ter piso incombustível, iluminação artificial, pé-direito mínimo de 1,30m  e espado mínimo de 30cm de altura sobre as polias de guia.

POÇO
É o local onde se move a cabine e também onde se encontra o contrapeso.

Não  deve haver  nada  que  reduza  suas  medidas  e  a impermeabilização deve ser de qualidade. Suas  paredes devem ser de material não inflamável ou refratário.

CABINE
A altura interna mínima deve ser de 2,0m.

SERVIÇOS QUE DEVEM SER EXECUTADOS PELA CONSTRUTORA:

o  construção e acabamento da casa de máquinas, do poço e da caixa do elevador, atendendo às exigências da NB 30 e as indicações do fabricante

o  execução de pontos de apoio para fixação das guias do carro e do contrapeso e trabalhos de alvenaria exigidos pelo fabricante

o  fornecimento de energia elétrica provisória e suficiente para os trabalhos de montagem do elevador e posteriormente, ligação de luz e força definitivas na casa de máquinas

o  instalação, na casa de máquinas, de chave trifásica com os fusíveis para

o elevador, de uma tomada de terra ligada à chave de força do elevador, de um extintor de incêndio próprio para equipamentos elétricos e tantas tomadas de 600w quantas forem necessárias.

o  permitir a instalação da cabine, não fechando algumas paredes, ou retirando tapumes, preparando caminhos e rampas, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares