segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Esquadrias: Metal.


No trabalho executado em serralharia, os elementos que interessam para a fabricação de esquadrias são  os  perfis  de  chapa dobrada em ferro, alumínio ou aço (comum e zincado). Esse último vale citar os batentes da Eucatex@ (batentaço envolvente  e  outros).   Os métodos de montagem são o aparafusamento, a rebitagem e a solda. 

A fixação das esquadrias metálicas pode  ser feita com grampos de ferro em cauda  de  andorinha,  ou  grapas,  chumbados  na alvenaria  com  argamassa  de  cimento  e  areia,  posicionadas   para acomodar exatamente entre as fiadas, espaçados cerca de 60cm sendo 2 o número mínimo de grampos em cada lado. Os grampos são fixados  à esquadria propriamente dita por meio de parafusos.

AÇO

O  aço  é  um  material   construtivo   essencialmente constituído de ferro e carbono  e  diminutas  quantidades  de   outros elementos sempre presentes como manganês, fósforo, silício e enxofre. Outros  elementos  podem  ser  adicionados para  obter  determinadas características.  A adição de  cobre,  por exemplo,  concede características  de maior  resistência do composto à



corrosão.  Em esquadrias, o aço utilizado pode ser revestido ainda por  uma  camada microscópica de zinco, que  também aumenta sua resistência à corrosão.

As esquadrias com acabamento  em   primer,  normalmente não  são  embaladas, nem para a armazenagem, tampouco para o transporte.

Usualmente  são  empilhadas umas sobre as outras ou colocadas em pallets e armazenadas nas prateleiras dos depósitos. 

No transporte  devem  ser  empilhadas  umas  sobre  as outras com proteção de cantoneiras de chapas forradas com carpetes entre uma peça e outra nos quatro cantos do caixilho, para  evitar   o descascamento do primer pelo atrito aço x aço.

Os caixilhos de aço com pintura definitiva  devem  ser entregues embalados envoltos em lençóis de plástico ou acondicionados em caixas de papelão  antes  do  armazenamento  e  transporte. 

Essas embalagens protetoras só devem ser retiradas depois do término  da  obra,  evitando-se danificar a pintura  com rebocos, natas de cimento e tintas.

Quando os caixilhos de aço chegam à obra,  seja  qual for o tipo do acabamento, deve-se evitar o seu armazenamento em locais onde estejam tintas, ácidos, "tinners" ou em ambientes úmidos, sujeito à goteiras ou ainda ao relento, exposto às chuvas  e  poeira. As principais verificações a serem feitas na obra dizem  respeito  às especificações definidas tanto em relação às medidas, quanto ao tipo, quantidade e eventuais defeitos de fabricação.

Durante a colocação do caixilho, o  vão de assentamento deve  estar  rigorosamente  esquadrejado sendo indicado o uso de gabaritos de aço. Os apoios e cunhas devem  ser  colocados  nas  duas extremidades superiores e inferiores das guias - nunca no meio delas. No assentamento, deve-se evitar socar a argamassa em demasia, o que  poderia provocar  o arqueamento no centro do vão e o consequente emperramento das folhas móveis. A fixação dos caixilhos de aço é normalmente feita através do uso de buchas e parafusos.

ALUMÍNIO

O processo de produção inicia-se  com  a  extração  da bauxita - com aparência semelhante ao barro. Após um   processamento que inclui carvão, óleo, solda e cal, tem-se a alumina  que,  após o processo de eletrólise, reduz-se ao alumínio. Após um  processo de desgaseificação, o metal líquido segue para os diferentes processos que darão formato final aos tarugos, lingotes e vergalhões.

O  acabamento  pode  ser anodizado ou com pintura eletrostática. O objetivo da anodização é melhorar a estática das peças tratadas e protegê-las da corrosão ou de qualquer outro ataque exterior.

A pintura eletrostática é o processo mais conhecido e largamente utilizado na decoração e proteção do alumínio. A aplicação da tinta eletrostática, líquida ou em pó, é feita automaticamente em cabines especialmente projetadas, através de equipamentos  especiais. Ambas as pinturas apresentam tipos de tintas com características específicas para cada finalidade de utilização, com várias cores.

Os caixilhos devem ser protegidos com papel crepom  e armazenados em lugar seco e ventilado até o momento do seu envio  para a obra. Seu armazenamento pode ser na posição vertical,  limitando-se à altura de 1,50m, intercalado por calços e  na  posição horizontal, devendo-se fixar as duas extremidades do lote. O empilhamento horizontal ou vertical deve ser isolado do chão através de calços.

A instalação das esquadrias de alumínio obedece às seguintes etapas de colocação:

- colocação de contramarcos: Deve-se deixar o vão bruto com  5cm a mais em cada lado. O contramarco já com seus acessórios será chumbado respeitando-se os pontos de acabamento previamente determinados.
- colocação  das  esquadrias: Após  a  limpeza  dos  contramarcos,  os  caixilhos são fixados através de parafusos de aço tratado e vedante de calafetação.
-  arremates: Correspondem  aos  acabamentos  entre   caixilho  e alvenaria  na  parte  interna. São normalmente fixados por encaixe e pressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares