quinta-feira, 23 de agosto de 2012

JANELAS MAXIM-AR.

Podem ser incluídas na categoria de janelas pivotantes horizontais, uma vez que também possuem eixo horizontal. Estas, porém, deslizam  verticalmente,  possuem  só uma folha e possibilitam a separação dos fluxos de ar quente e frio (fig 91).

                                                   Figura 91 - Janela tipo maxim-ar

As vantagens da janela maxim-ar são:

•  possibilitar ventilação das partes inferiores, mesmo nos dias chuvosos;
•  não ocupar espaço interno;
•  facilidade de limpeza devido à distância que a separa do vão superior.

Como desvantagens, citam-se:
•  liberação parcial do vão para ventilação;
•  não permite o uso de grades ou telas externas.

A janela de folha fixa serve tão somente para possibilitar a iluminação e a visão do exterior (fig.92).

Os tipos citados podem ser combinados de forma adequada no mesmo vão, para atender aos requisitos  técnicos  do projeto. As folhas das  janelas  podem,  ainda,  ser:  totalmente em  madeira; em venezianas de madeira, alumínio ou PVC;  vidro  com caixilhos de madeira, alumínio, aço ou PVC ou outras combinações.

Além  disso,  as  novas  exigências  do  mercado da construção civil vêm incentivando o aparecimento de novas janelas  no mercado. Entre elas destaca-se a janela acústica. O que se pretende é um tipo de vedação que, mesmo quando fechada (para impedir a passagem do vão), consiga promover a ventilação do ambiente. Nesse caso, o que vem ocorrendo é a  utilização da  janela projetada  para  permanecer  fechada nos momentos em que há incômodo do ruído exterior.

                                                         Figura 92 - Janela de folha fixa

Vale lembrar que as janelas comuns terão desempenho acústico tanto melhor, quanto mais perfeitos forem  seus  encaixes  e melhor seja a sua estanqueidade ao ar. Assim  sendo, janelas comuns de vidro com 3mm, guarnecidas com bandeiras em venezianas e tratamento acústico terão desempenho próximo ao das janelas acústicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares