Figura 91 - Janela tipo maxim-ar
As vantagens da janela maxim-ar são:
• possibilitar ventilação das partes inferiores, mesmo nos dias chuvosos;
• não ocupar espaço interno;
• facilidade de limpeza devido à distância que a separa do vão superior.
Como desvantagens, citam-se:
• liberação parcial do vão para ventilação;
• não permite o uso de grades ou telas externas.
A janela de folha fixa serve tão somente para possibilitar a iluminação e a visão do exterior (fig.92).
Os tipos citados podem ser combinados de forma adequada no mesmo vão, para atender aos requisitos técnicos do projeto. As folhas das janelas podem, ainda, ser: totalmente em madeira; em venezianas de madeira, alumínio ou PVC; vidro com caixilhos de madeira, alumínio, aço ou PVC ou outras combinações.
Além disso, as novas exigências do mercado da construção civil vêm incentivando o aparecimento de novas janelas no mercado. Entre elas destaca-se a janela acústica. O que se pretende é um tipo de vedação que, mesmo quando fechada (para impedir a passagem do vão), consiga promover a ventilação do ambiente. Nesse caso, o que vem ocorrendo é a utilização da janela projetada para permanecer fechada nos momentos em que há incômodo do ruído exterior.
Figura 92 - Janela de folha fixa
Vale lembrar que as janelas comuns terão desempenho acústico tanto melhor, quanto mais perfeitos forem seus encaixes e melhor seja a sua estanqueidade ao ar. Assim sendo, janelas comuns de vidro com 3mm, guarnecidas com bandeiras em venezianas e tratamento acústico terão desempenho próximo ao das janelas acústicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário