terça-feira, 25 de setembro de 2012

ESCOLHA DA ALTERNATIVA DE FUNDAÇÃO — CRITÉRIOS GERAIS.

Algumas características da obra podem impor um certo tipo de fundação. Este é o caso, por exemplo, de uma obra cujo subsolo é constituído por argila mole até uma profundidade considerável, como mostrado na Figura 6.5a. cm que uma fundação em estacas é a solução que se impõe.

Quanto ao tipo de estaca, haverá, em geral, algumas opções a examinar.

Outras obras podem permitir uma variedade de soluções. Nesse caso é interessante procederse a um estudo de alternativas e fazer a escolha com base em:

• menor custo e
• menor prazo de execução.

Neste estudo de alternativas pode-se incluir mais de um tipo dc fundação superficial — ou mais de um nível de implantação — c mais de um tipo de fundação profunda. Na avaliação de custos e prazos é importante considerar escavações e rcaterros, como mostrado na Figura 6.5b-d. Na Figura 6.5c estão mostradas duas possibilidades de fundação superficial, sendo que aquela implantada a maior profundidade tem menor volume de concreto armado (devido a uma maior tensào de trabalho) mas maior volume de terra a movimenta r e, cas o ultrapass e o nível d água, necessidade de rebaixamento do lençol d água. A alternativa cm estacas (Figura 6.5d) , por outro lado, pode apresentar menor custo global se considerarmos o menor volume rios bloro s íle roroamenl o e o menor movimento de terra. Assim, é válido se estudar mais de uma alternativa e comparar cus-tos e prazos de execução.
Fig. 6. 5 - Situações encontradas no estudo de alternativas para fundação

Fundações Superficiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares