segunda-feira, 26 de novembro de 2012

DIMENSIONAMENTO: Sapatas Associadas.

Quando as cargas estruturais forem muito altas em relação à tensão admissível, poderá ocorrer o caso de nào ser possível projetar-se sapatas isoladas para cada pilar, tornando necessário o emprego de uma sapata única para dois ou mais pilares (Fig. 7.9-a). Neste caso a sapata será centrada no centro de cargas das pilares, procedendo-se entào à escolha das dimensões, de maneira a obter um equilíbrio entre as proporções da viga de rigidez c os Ixilanços da laje (Fig. 7.9-b).

Fig. 7. 9 - Sapata associada




A sapata associada será evitada, sempre que for possível uma solução com sapatas isoladas, mesmo a custo dc se distorcer o formato lógico das sapatas (Fig. 7.10). Via de regra, duas sapatas isoladas serão mais econômicas e mais fáceis de executar do que uma sapata associada.

Fig 7. 10 - Sapatas isoladas distorcidas no lugar de uma sapata associada


A medida que a concentração de cargas aumenta, a liberdade de escolha do tipo e dimensões das sapatas diminui. O problema de projeto tornase então o de se encontrar sapatas de qualquer forma, que caibam dentro da área disponível para a fundação. Sapatas associando três ou mais pilares poderão, entào, tornar-se necessárias, respeitan-do-se sempre a coincidência do CG da sapata com o centro dc cargas dos pilares envo.vidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares