quinta-feira, 29 de novembro de 2012

DIMENSIONAMENTO: Sapatas de Divisa.

No caso de pilares junto aos limites do lote (divisas e alinhamento da rua; nào 6 possível projetarse uma sapata centrada, tornando-se necessário o emprego de uma viga de equilíbrio (viga alavanca) para absorver o momento gerado pela excentricidade da sapata (Fig 7.5-a).

A sapata de divisa, pilar PA, será dimensionada para a reação Ra, a qual, por sua vez, nào é conhecida de início, pois depende da largura da sapata.

O problema é resolvido por tentativas, considerando-se a sugestão adicional dc que a sapata de
divisa tenha uma relação L/B em torno de 2.

Seqüência de cálculo:

Uma vez dimensionada a sapata de divisa, procede-se ao dimensionamento da sapata interna.

Da figura 7.5-c, verifica-se que a viga alavanca tenderá a levantar o pilar PB, reduzindo a carga  aplicada ao solo de um valor DP = RA - PA.

Na prática, esse alívio na carga tio pilar não é adotado integralmente no dimensionamento da  sapata interna, sendo comum a adoção da metade do alívio. Assim, a sapata interna será  dimensionada para:


A redução no valor do alivio é atribuída ao fato de a alavanca nào ser rígida (alavancas longas) além de as cargas de projeto incorporarem sobre cargas, que nem sempre atuam integralmente, o que causaria um alívio hipotético.

No caso de a alavanca nào ser ligada a um pilar interno, mas sim a um contrapeso ou um elemento trabalhando a tração (estaca ou tubulào), o alívio é aplicado integralmente, a favor da segurança.

Freqüentemente, pela sua própria natureza, sapatas de divisa estão associadas a escavações profundas junto a construções vizinhas. Nestes casos, pode ser preferível uma sapata mais próxima de  um quadrado que uma retangular com L/B = 2. O  projeto sacrificaria a viga alavanca, na busca de  uma solução mais exeqüível.

Usando-se os dados da Figura 7.5-a, apresenta-se  a seguir um exemplo de cálculo de sapata de divisa:


Fig.7.5 - Sapata de divisa com viga alavanca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares