segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Critérios de Segurança à Ruptura e de Recalques Admissíveis.

A tensão admissível σ a será sempre fixacia levando-se em conta dois critérios que norteiam um projeto de fundação, o de segurança à ruptura e o de recalques admissíveis.

O critério de segurança à ruptura visa proteger  a fundação de uma ruptura catastrófica, sendo normalmente satisfeito mediante a aplicação de um coeficiente de segurança adequado à tensão  que causa a ruptura do solo. at . Já o critério dc recalques admissíveis implicará a  adoção dc uma tensão tal, que conduza a fundação  a recalques que a superestrutura possa suporta:. É o  critério que governa a maioria dos problemas práticos, sendo também o mais difícil de ser avaliado,  em virtude da dificuldade na estimativa dos recalques  a que estará sujeita a fundação projetada.

Neste parágrafo, a referência a recalques estará  sempre dirigida àqueles provenientes da deformação do próprio solo dc apoio das sapatas. A estimativa destes recalques e daqueles provenientes de camadas compressíveis profundas (Figüra 7.16)  será discutida com maior detalhe no parágrafo 7.6.

No parágrafo 7.7 serão apresentadas recomendações a serem levadas cm consideração na fixação dos
recalques admissíveis, os quais serão função, dentre  outros fatores, do tipo e função da superestrutura.

Fig. 7.16 - Fundação direta com camada compressivel  profunda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares