sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Estaca e Sapata com Contacto Físico. Fundações Tipo Estaca-T .

Essas fundações sào formadas a partir dc um  elemento vertical único, cm geral um fuste dc estaca de concreto armado e de um elemento horizontal , designado por topo, normalment e concretado na obra. A ligação entre o elemento horizontal e o vertical é feita de modo tal que.  idealmente, apenas esforços verticais dc compressão sejam transferidos ao elemento vertical (estaca  convencional). O elemento horizontal simplesmente se apóia sobre a cabeça do elemento vertical, sem que haja qualquer tipo de engastamento. Esforços horizontais e momentos fletorcs sào pois  transferidos diretamente ao solo pelo topo. Na Figura 8.23 é apresentada dc forma esquemáties uma fundação tipo Estaca-T.

 A Estaca-T
Fig. 8.23 - A Estaca-T

A conceituaçào de segurança é totalmente diversa da utilizada para estacas isoladas. Contrariamente ao caso dessas últimas, onde a ruptura frágil é a regra geral, a fundação tipo Estaca-T é. praticamente, impossível dc sofrer ruptura por plastifícação do solo (ruptura geotécnica) . Se a carga aplicada à estaca atingir valores superiores dos previstos o que irá ocorrer será apenas um  recalque adicional , de proporção relativamente moderada, jamais uma ruptura plena.

Análises numéricas assim como de casos de obras indicam que para fundações bem projetadas, a carga de trabalho do elemento vertical corresponderá a cerca de 80% de sua carga última, determinada
da maneira tradicional. O maior cuidado nesses casos é garantir-se que a carga transferida ao element o vertica l não irá supera r sua carga admissível estrutural. Dai o fato de dar-se preferência a elementos verticais de elevada resistência estrutural. Ao contrário das estacas convencionais onde o solo é, via de regra, o elo mais fraco da coriente, aqui o risco maior seria de o elemento vertical vir a receber cargas muito superiores às previstas e assim sc tornar o elemento mais vulnerável do conjunto.

Um bom projeto avaliará a carga "máxima maximôrum" possível de ser transferida ao elemento vertical e o dimensionará estruturalmente para esse nível de solicitação. Os controles rotineiramente disponíveis no caso de estacas pré-molda-das cravadas, tais como medidas de repique, medidas com o PDA (Pile Driving Analyser) e as provas de carga dinâmicas, poderão ser acionados para uma verificação de campo da capacidade de carga geotécnica do elemento vertical.

O requisito básico para o sucesso desse novo tipo de fundação é que o terreno sob o topo tenha características de resistência e de compressibilidade superiores a um certo mínimo. De uma maneira geral, solos com valores dc N ( . (N equivalente do SPT-T) iguais ou superiores a cerca de seis. permitem a utilização vantajosa desse tipo de fundação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares