segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Fundaçõe s Mistas: Tipos, Fundações Basicamente Profundas, Fundações Basicamente Rasas.

Introdução
Nos projetos convencionais de fundações profundas, como se sabe, a contribuição dos blocos na transferência das cargas ao solo tem sido totalmente desprezada.

A idéia de se levar em conta a contribuição dos blocos nos projetos de fundações por estacas foi
proposta pela primeira vez, há 30 anos, por Kishida c Mcyerhof (1965).

As primeiras análises racionais desse tipo de fundação foram feitas por Poulos (1968). 1 loje em dia,  esse tipo de fundação vem tendo crescente aceitação em todo o mundo diante das suas características extremamente atraentes de segurança, econo- mia e rapidez. Isso nào significa que nào haja ainda uma certa desconfiança quanto ao funcionamonto desse sistema, principalmente pela pouca  divulgação de seus princípios de funcionamento.

Porém, "contra factus non valit argumentum", como diziam os antigos romanos, ou seja, "contra fatos não valem argumentos". O edifício mais alto da Europa, o Messe Turn, com 250,0 m de altura, cuja construção terminou em Frankfurt há cerca de cinco anos, tem suas fundações cons-tituídas por "radiers" estaqueados, onde as cargas estruturais sào distribuídas ao solo tanto pe-las estacas quanto pelo "radier".

Os edifícios mais altos do mundo, com 450 11 1 de altura, atualmente em fase final de construção em Kuala Lumpur, Malásia, têm também suas fundações constituídas por "radiers" estaqueados.

Tipos de Fundações Mistas
Designa-se aqui por fundações mistas aquelas compostas por dois elementos, um vertical e um horizontal. A transferência «.Ias cargas estruturais ao solo se faz por três maneiras: ao longo do fuste e da ponta do elemento vertical como nas estacas convencionais e também pelo seu topo, como nas fundações rasas. Em função da proporção das cargas transferidas por cada elemento, duas situações típicas sào definidas.

Fundações Basicamente Profundas
Diante das características do terreno, as fundações sào projetadas basicamente em estacas. Nào se despreza porém a contribuição do elemento horizontal. o que faz com que o número total de estacas possa vir a ser reduzido. Essa redução é tipicamente de 20 a 40%.

A rigidez do conjunto, entretanto, pouco difere da rigidez do grupo de estacas.

Fundações Basicamente Rasas
O terreno superficial é de qualidade razoavelmente boa, sendo os coeficientes de segurança de  fundações rasas perante a ruptura do solo plenamente satisfatórios. Porém, ou por motivo de espaço físico para a implantação das sapatas ou por  receio tle que os recalques totais e/ou diferenciais possam vir a ser elevados, algumas poucas estacas sào colocadas sob o "radier" ou sob as sapatas (elementos horizontais), com o objetivo único da redução dos recalques.

Nesses casos, o número tle estacas a ser utilizado é pequeno, tipicamente três a quatro vezes menor do que o correspondente à alternativa em fundação profunda convencional , ou seja, as reduções sào da ordem tle 6*> a 7S%.

A rigidez da fundação é nesses casos substancialmente aumentada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares