quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

RECALQUES DE FUNDAÇÕES RASAS.

Introdução
Neste parágrafo serão analisados os métodos disponíveis para a estimativa de recalques de fundações rasas.

Em muitos problemas práticos, quando sc aplicam tensões no maciço ocorrem deformações cisalliantcs
ou de distorção que causam deslocamentos verticais da fundação. Se as tensões cisalhantcs induzidas são
pequenas quando comparadas com a resistência ao cisalhamento do solo, as tensões cisalhantcs sento apro-
ximadamente proporcionais ãs deformações cisalhantes ocorrendo, então, deformações com mudança de forma sem diminuição de volume do solo. Esse recalque que ocorre quase que simultaneamente com a aplicação da carga é denominado de recalque imediato, ou inicial, ou elástico, uma vez que a sua grandeza é estimada com base na Teoria da Elasticidade.

Outra parcela dc recalque decorre de deformações volumétricas ou por adensamento, com diminuição do índice de vazios do solo, e é denominado de recalque primário. No caso das argilas saturadas esse adensamento decorre da dissipaçào gradual das sobrepressões neutras induzidas pelo carregamento da fundação.

Após decorrido um tempo suficiente para que as sobrepressões neutras se aproximem de zero, a argila
continua a diminuir de volume, fenômeno este denominado de compressão secundária ou secular, o qual se processa linearmente com o logarítmo do tempo.

A evolaçãc dos recalques de uma sapata de fundação com o tempo é ilustrada qualitativamente na Figun: 7.-11 - O recalque total da fundação será a soma dos recalques ir.icial, por adensamento e secular:

Nos casos onde as sapatas se apoiam diretamente em solos densos e resistentes predominam as deformações imediatas. No caso da existência de argilas moles profundas em relação â cota de apoio da fundaçào, ou no caso dc aterros lançados sobre solos compressíveis, há predominância dos recalques por adensamento. A parcela de recalque secular 6 importante no caso dos solos orgânicos e turfosos. 

Evolução do recalque com o tempo
Fig. 7.41 - Evolução do recalque com o tempo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares