segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Tensões Despertadas por Uma Fundação.

Como a fundação de um edifício é composta  por um conjunto de sapatas ou por grupos de  estacas, os bulbos de tensões das sapatas ou do  grupo de estacas se sobrepõe sendo, portanto, necessário o cálculo das resultantes dessas tensões na camada de interesse, para então poderse calcular os recalques do edifício.

No caso de fundações por sapatas as tensões resultantes num ponto podem ser calculadas pelo
ábac o de setore s do anel desenvolvido por  Newmark (1940) com base na fórmula de Love  (equação 7.5.19). O ábaco é obtido pela divisão  de um anel, carregado uniformemente por uma tensão q , o qual é dividido em pequenos setores de anel . A tensão final é calculada por:


sendo n o número de setores de anel abrangidos  pelas várias sapatas e ΔIs o "passo" do ábaco. A  construção do ábaco pode ser obtida em Mello e  Teixeira (1960) .

Quando a camada compressível se situar em profundidades superiores a três vezes a dimensão  da maior sapata pode-se calcular a resultante das  tensões tomando a carga do pilar como pontual e  aplicando-se a fórmula de Boussinesq (equação  7.5.1) ou de Westergaard (equação 7.5.6).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares