quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

DISTRIBUIÇÃO DE TENSÕES.

A aplicação dc uma carga à superfície horizontal  de um sólido desperta na sua massa um campo de  tensões (verticais, radiais, tangenciais e cisalhantcs)  cujas intensidades, intuitivamente, diminuem à medida que se afasta do ponto de aplicação da carga.

Essas tensões são calculadas a partir de equações da Teoria da Elasticidade, nas quais a hipótese fundamental é a existência de uma relação constante entre as tensões e as deformações decorrentes. Outras hipóteses consideradas são: o meio é  homogêneo (ou seja. suas proporiedades sào constantes de ponto para ponto) e isotrópico (ou seja,  suas propriedades são as mesmas em cada direção que passa pelo ponto considerado).

As fórmulas da Teoria da Elasticidade sào aplicáveis a problemas de solos e fundações desde que  as tensões cisalhantcs induzidas pela aplicação de  cargas externas sejam de intensidade reduzida e  estejam longe das tensões de rutura admitindo-se,  portanto, com esta condição, a proporcionalidade  entre tensões e deformações nos solos.

Nas deduções das fórmulas da Teoria da Elasticidade assume-se que o peso específico (g) do meio é zero, de modo que para a obtenção das  tensões totais no meio elástico dever-se-á adicionar as tensões verticais e horizontais devidas ao peso de solo, a saber:


onde K0, é o coeficiente de pressão lateral em repouso.
Fig. 7.2 3 - Tensões no semi-espaço infinito devido à  carga puntiforme

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares