segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

CONSTRUÇÃO Tipos de tubulào.

Os tubulòes podem ser agrupados em dois ti-
pos básicos: c s tubulòes a céu aberto e os que
emp egam ar comprimido.

Tubulões a Céu Aberto

a) Sem Contenção Lateral

Estes tubulòes, também chamados de pocinhos, têm seu fuste aberto por escavação manual, ou  mecânica, sendo que a base é, cm geral, escavada  manualmente. Não utilizam nenhum escoramento lateral e portanto o fuste e, em especial, a base, somente podem ser executados cm solos que apresentem um mínimo de coesão capaz dc garantir a  estabilidade da escavação. Nestes casos o diâmetro final resulta sempre maior do que o previsto cm projeto (de 5% a 10%), e o atrito lateral ao longo do fuste é reduzido quando comparado com a resistência "in situ" no contato solo-solo. Esta redução no atrito lateral depende do alívio de tensões, ao passar de uma situação em repouso para uma condição ativa, e da umidade cedida pelo concreto ao solo circundante, o que depende do fator água/cimento do concreto empregado.

b) Com Contenção Lateral Parcial
Estas contenções parciais têm da ordem dc 2m e o solo é escorado antes de prosseguir a escavação. Estes revestimentos são, em geral, recuperados, e um exemplo é o tubulão tipo Chicago, que empregra revestimento de madeira, e suas variantes.

c) Com Contenção Lateral Continua
Um exemplo deste tipo é o Gow, que emprega revestimentos metálicos telescópicos, os quais sào recuperados à medida que o concreto é lançado para o interior da escavação.

Alguns tipos dc equipamentos cravam uma camisa metálica, desde a superfície, ao mesmo tempo em
que realizam mecanicamente a escavação, como por exemplo o tubulào tipo Benotto. Neste tipo de solução o atrito lateral fica sensivelmente reduzido pois o processo provoca um amolecimento do solo que, freqüentemente, é irrecuperável.

Normalmente estes tubulòes a céu aberto sào executados acima do lençol freático pois a escavação manual da base, ou mesmo do fuste, não pode ser executada abaixo do nível da água. Nada im-pede, entretanto, que se estenda a escavação utilizando-se de rebaixamento do lençol.

Quando se emprega um sistema de rebaixamento, dois problemas podem ocorrer:

• volume de água a esgotar, que é função da permeabilidade do solo c do desnível de água;
• forças de percolação prejudiciais à estabilidade das paredes laterais do tubulào c, em especial. do alargamento da base.

O rebaixamento do lençol freático pode ser executado por qualquer processo, até mesmo pela instalação de bombas no interior dos próprios tubulòes, ou então em poços destinados a esta operação. Cuidados especiais devem ser tomados nestes casos, pois a escavação abaixo do NA, especialmente a da base, é sempre muito perigosa.

Este perigo aumenta quando a bomba está posicionada no interior dc um tubulào, situação em que o fluxo de água se faz no sentido de reduzir a estabilidade da escavação.

Tubulões Pneumáticos
Para tornar possível a escavação abaixo do lençol freático emprega-se ar comprimido com pressão equivalente à pressão de água intersticial. Em solos arenosos a pressão é ligeiramente superior para compensar as perdas de carga e as perdas de ar, e também para favorecera estabilidade (cuidados devem ser tomados para evitar o secamento da areia). Para solos argilosos a pressão aplicada pode ser pouco menor do que a pressão neutra.

Os tubulões pneumáticos sào atualmente muito pouco empregados no mundo todo devido aos riscos e custos envolvidos, e no Brasil observa-se atualmente uma tendência de redução de sua utilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares