quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

TUBULÒES E CAIXÕES.

Introdução
Dentro da conceituaçào imposta pela pratica profissional de engenharia de fundações no Brasil, sào chamados de tubulòes as fundações profundas, de grande porte, com secào circular e que apresentam, em geral, a base alargada. Às vezes torna-se difícil distinguir os tubulòes das estacas escavadas e, deste
modo, os tubulòes podem ser vistos como estacas escavadas, de grande diâmetro, com ou sem base alargada. Até há alguns anos, admitia-se que os tubulòes permitiam ou previam a descida de alguém até a sua base. para a finalização dos serviços e para a inspeção antes de concretagem. Mas com a utilização deequipamentos para escavação mecânica esta prática poderá ser abandonada, mesmo nos casos dc fustes de grande diâmetro.

Atualmente, na literatura internacional, as fundações chamadas dc tubulòes no Brasil sào tratadas como estacas escavadas, moldadas "in loco", com base alargada.

Reserva-se a denominação de caixões para as peças de secào quadrada, ou mesmo retangular, que têm as paredes laterais pré-moldadas. A descida ou implantação destes elementos no subsolo se faz com a escavação do solo, na pane interna, até que se atinja a profundidade adequada para seu apoio. Para White (1962) , caixão é uma estru-tura, em forma de um paralelepípedo, que é mergulhada a partir da superfície do solo ou água, até atingir a profundidade desejada.

Exposições mais detalhadas sobre caixões aparecem em White (1962) bem como em Jumikis (1971).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares