terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Estacas Carregadas Transversalmente.

Considerações Gerais
Quando uma estaca é submetida a uma carga horizontal, ela irá mover-se aproximadamente na direção da força aplicada, se for cuna e fixa no seu topo, ou entào irá girar em torno dc um ponto, até que o empuxo de terra seja mobilizado a ponto de a condição de equilíbrio ser satisfeita.

A capacidade de carga lateral é atingida quando o empuxo dc terra chega a seu limiie superior ou quando a estaca quebra por flexào.

Praticamente todas as fundações estão submetidas a algum tipo de esforço horizontal. Na maioria dos casos a magnitude desses esforços é, entretanto. pequena quando comparada as cargas verticais a que essas fundações estào submetidas . Esse s esforço s sã o poi s facilment e assimiláveis, sem que nenhuma medida especial tenha que ser adotada.

Porém, quando uma estaca é submetida a um carregamento horizontal de magnitude significativa, as tensões normais irão aumentar no lado oposto ao da aplicação da carga c decrescer no outro lado. A um certo estágio do carregamento, um buraco irá provavelmente abrir-se "atrás" da estaca enquanto o solo na "frente" da estaca irá romper, numa ruptura tipo bloco, conforme indicado na Figura 8.25

Fig. 8.25 - Deformação da estaca sob carga horizontal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares