quinta-feira, 4 de abril de 2013

FUNDAÇÕES CARACTERÍSTICAS DOS REFORÇOS

Dentro tio tema de reforços de fundação, podem ser caracterizados alguns tipos de serviços passíveis de serem classificados, como a seguir.

1 Reforço Permanente
Aquele que se torna necessário em termos cefinitivos, cm virtude do mau desempenho das fundações originais. Seria também o caso de um aumento no carregamento aplicado às fundações, em função de ampliações ou de modificações na utilização da edificação. Sua implantação visa complementar a capacidade de suporte das fundações existentes.

2 Reforço Provisório
Aquele que é aplicado somente para permitir que sejam efetuados os serviços de reforços permanentes, ou para que uma fundição possa ser sobrecarregada provisoriamente para atendera uma condiçào especial de culta duração. Seriam os casos em que, mesmo não sendo desfeitos. <x s reforços não seriam necessários a partir de um determinado instante.

3 Substituição de Fundações
Trata-se do caso cm que se torna necessária a modificação de uma fundação por outra. Na realidade. não seria um reforço das peças existentes originalmente, mas a substituição por outras totalmente novas e sem que tenham que ser, obrigatoriamente, do mesmo tipo das antigas. Um exemplo muito comum deste procedimento é a submuraçào, que consiste na transferência do carregamento de um nível para outro mais abaixo (Foto 12.4).
Submuraçào
Foto 12.4 - Submuraçào

4 Escoramentos Auxiliares para a Execução de Reforços
Sào utilizados quando s e torna necessário reduzir ou retirar, provisoriamente, o carregamento nas fundações existentes, para que se possa proceder aos trabalhos de reforço ou substituição das peças de fundação. Como exemplo, vide Figura 12.1 e Foto 12.5.
 Escoramento auxiliar de paredes
Fig. 12.1 Escoramento auxiliar de paredes
Escoramento auxiliar
Foto 1 2.5 - Escoramento auxiliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares