quinta-feira, 11 de abril de 2013

FUNDAÇÕES - ESCOLHA DO TIPO DE REFORÇO

A escolha do tipo de reforço a ser adotado vem em decorrência do diagnóstico alcançado e da  experiência e julgamento dos profissionais envolvidos no problema. A definição do tipo a ser aplicado deve ficar sujeita a diversas condicionantes,  descritas ao lado a seguir.

1 Condicionantes Técnicas
É necessário que haja uma perfeita compatibilidade entre as condições do solo, da estnitura e do  reforço. Assim, por exemplo, o tempo para a execução dos reforços deve ser compatível com a resposta da obra quanto à velocidade do seu ganho de estabilidade. Outro exemplo consiste em verificar se as peças que receberão os esforços adicionais estariam aptas para tal, ou se seria necessário procederse à execução dc reforços estruturais das mesmas.

2 Condicionantes Econômicas
É necessário adequar a relação custo/benefício do reforço. Deve-se verificar se os custos do reforço são compatíveis com o valor da construção no mercado. I lá situações em que o reforço das fundações permite caracterizar a obra como sen-do uma reforma, com conseqüente aproveitamento maior do terreno, isto é, a área construída tornarse-ia bem maior do que se se tratasse simples-mente de uma construção nova.

Há de ser ressaltado que, nos casos de monumentos históricos e de certos edifícios públicos, inde-pendentemente do seu custo, o reforço torna-se indispensável, dante do valor intrínseco da edificação.

3 Exeqüibilidade e Segurança
O acesso de pessoal e equipamentos é condi ção essencial para a efetivação dos trabalhos de reforços. De maneira geral, os espaços disponíveis, onde os reforços devem ser executados, sào exíguos tanto para a instalação de máquinas como para a movimentação de pessoal.

Em situações extremamente críticas, tais como os casos cm que a estrutura está em pleno processo de movimentação (recalques), as condições de segurança do pessoal envolvido nos serviços devem ser observadas cuidadosamente pois, dependendo da velocidade dos recalques, os trabalhos podem se tornar muito perigosos.

Ainda dentro das condições de exeqüibilidade, é importante verificar se há disponibilidade de reação nos casos de estacas prensadas, tanto nas próprias fundações como nas blocos de capeamento, vigas baldrame e de equilíbrio (alavancas), vigas da superestrutura etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares