segunda-feira, 13 de maio de 2013

Especifícidades das Obras de Fundações

Dentro do campo de atuação da construção civil, a geotecnia sc destaca pela característica de envolverse com os maciços do terreno "in natura", com todas as variabilidades que estes maciços apresentam, graças à sua evolução ao longo das eras geológicas.

Ao contrário da imensa maioria das atividades produtivas industriais c, inclusive, da maioria também das outras atividades da construção civil, no caso da geotecnia — em especial as fundações — a atividade produtiva desenvolve-se sobre um material preexistente nào escolhido, c inclusive não passível de perfeita identificação. Por mais que sejam executadas boas investigações e feitas amostragens de boa qualidade, sempre há possibilidades de "surpresas geológicas", de comportamentos não totalmente previstos e de variabilidades não totalmente mensuráveis "a priori".

Assim, a Engenharia de Fundações deparase sempre com riscos muito mais elevados de enfrentar condições desconhecidas ou inesperadas do que todas as outras áreas da construção civil, à exceção talvez de algumas questões das instalações e produtos de proteção contra intempéries, quando envolvem condições meteorológicas ex-tremas e das instalações e proteções de segurança contra atos de sabotagem, vandalismo etc.

Na Engenharia de Fundações trabalha-se com um binômio do "conhecido x desconhecido", ou seja, da fundação enquanto elemento estrutural (sapata, tubulão, estaca) perante o maciço terroso ou rochoso "in situ". Para o projeto procurase conhecer o melhor possível este maciço e, através de investigações de campo e laboratório, caracterizar suas propriedades, prever seus comportamentos, especialmente na interação com o elemento estrutural a ser implantado neste maciço.

Não sendo possível controlar as propriedades do maciço "in situ", como num outro processo produtivo se controlam as propriedades das matérias-primas, na Engenharia de Fundações pro-cura-se investigar estas propriedades para conhecêlas tanto quanto possível dentro das limitações impostas pela disponibilidade de recursos que seja possível — ou razoável — aplicar em tais investi-gações. A partir do quadro então elaborado — conhecimento parcial das características do terreno e das propriedades dos materiais constituintes — é elaborado o projeto, adequando as fundações a cada terreno e exigências específicas, inclusive escolhendo o tipo mais adequado e dimensionando os elementos. Como o conhecimento do terreno é sempre limitado, durante a execução das fundações sào então feitas adequações c correções que, na maior parte das vezes, implicam modificações nas cotas cie apoio/com-primentos dos elementos para ajustá-los às exigências quanto às cargas admissíveis e aos recalques esperados.

Os controles utilizados na execução das fundações variam de tipo para tipo, uns permitindo até o ensaio dc carregamento de cada elemento (estacas cravadas) enquanto em outros os controles se limitam aos aspectos dimensionais e qualidade dos materiais do elemento estrutural (sapata ou tubulào), sendo a qualidade do maciço apenas inferida a partir da experiência profissional do engenheiro de fundações.

Vê-se pois que o "modus operandi" da engenharia de fundações é diferente das outras modalidades presentes na construção civil, onde se projeta a priori o que se deseja, escolhe todos os materiais e insumos intervenientes e, posteriormente, procura garantir que a execução siga fielmente o projeto para que se obtenha o produto desejado, seja ele um elemento da estrutura de concreto armado, da instalação elétrica, uma porta ou um piso, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares