No restante os controles de obra são essencialmente os mesmos já descritos no item anterior, a menos da questão das armaduras (geralmente estes tubulões não sào armados ou o são apenas na porçào superior do fuste) c da inspeção da escavação, para liberação, antes da concretagem. Esta liberação é praxe usual cm todas as obras de tubulões, nas quais cada elemento é inspecionado pelo engenheiro geotécnico (ou por técnico especializado) após o término da escavação, para ser liberado para que seja concretado. Nesta inspeção, além de serem verificadas as dimensões e a verticalidade do tubulão, verifica-se também as
características do solo (ou da rocha) na base, de modo a confirmar as condições previstas em projeto c corrigir eventuais anomalias. Esta inspeção tem auxiliado significativamente no bom desempenho das obras de fundação por tubulões, sen-do em parte responsável pela elevada confiança que o meio técnico brasileiro deposita neste tipo de fundação.
Nos tubulões revestidos com camisas incorporadas (de concret o armado ou dc aço ) a concretagem é facilitada pois nào há riscos dc desbarrancamentos do solo, no entanto o atrito solo-fustc é prejudicado, o que tem que ser considerado devidamente no projeto, conforme dis-cutido no capítulo 9 deste livro. Nos tubulões a ar-comprimido a concretagem também é executada sob pressurizaçào, o que torna a mesma re-
lativamente morosa, exigindo freqüentemente o uso dc concreto com aditivos retardadores de pega. Sempre que forem utilizados concretos com aditivos (retardadores, aceleradores, fluidificadorcs etc. ) os cuidados com o concreto e os controles do mesmo devem ser especialmente apurados, para se evitarem erros de dosagem ou aplicação ou, no caso de sua ocorrência, permitir a correção o mais rápido possível.
Certos cuidado s específico s relativos à concretagem devem também ser citados, como por exemplo a necessidade de um adequado adensamento com uso de vibradores de imersào, inclusive pelo fato de freqüentemente ocorrer alguma segregação do concreto por ocasião do lançamento. Em hipótese alguma deve-se permitir o lançamento do concreto em presença de lâmina d'água no fundo da escavação. Caso a água nào seja eliminávcl por bombeamento, a concretagem só poderá ser feita sob ar comprimido, com expulsão da água pela pressão de ar, ou através de concretagem submersa, com uso de tremonhas (tubos "tremie"), pois, cm caso contrário, ocorrerá fatalmente uma severa de-gradação do concreto com grandes possibilida-des de inutilização do tubulão.
Finalmente, considerando a questão da qualida-de de forma mais ampla, deve-se cuidar da questão do trabalho sob ar comprimido, obedecendo com rigor os períodos permitidos dc trabalho associados às pressões aplicadas e dispor dos equipamentos necessários para atendimento dos operários em casos dc acidentes ou falhas no sistema de pressurizaçào.
Nenhum comentário:
Postar um comentário