quinta-feira, 30 de maio de 2013

Fundações Diretas por Sapatas, Blocos e Radiers

Nos casos dc fundações diretas, nas suas várias formas, a execução da fundação envolve duas etapas principais: a escavação e preparação das bases c a execução do elemento (formas, armação e concretagem).

Desde que o projeto tenha sido bem elaborado e apresentad o com o desejad o níve ! d c detalhamento, a execução deste tipo de fundação é bastante simples, sendo que a 2a etapa s c assemelha à execução dos demais elementos dc concreto armado da estrutura, com simplificações (facilidade de acess o — inexistem andaimes , cimbramentos, elementos elevados; facilidade de concretagem —, elementos largos e pouco profundos, baixa densidade de armaduras em geral etc.).

Assim, a qualidade do processo está associada essencialmente à fiel obediência ao projeto e à qualidade dos materiais empregados no que se refere às cotas dc assentamento, às dimensões das peças, à quantidade e posicionamento das armaduras. Todos estes quesitos são de controle bastante simples, os primeiros por inspeções visuais e medições comuns c o controle do concreto e da concretagem pelos procedimentos específicos já citados.

Alguns cuidados específicos são importantes para evitar danos durante a execução, como por exemplo evitar afofar ou encharcar o terreno de apoi o das sapatas , garanti r o adequad o apiloamento e/ou agulhamento com brita do solo na base de apoio sempre que se tratar dc solos arenosos fofos ou argilosos porosos , evitar desbarrancamentos laterais e contaminação do concreto com solo e garantir boas condições de cura do concreto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares