segunda-feira, 18 de novembro de 2013

PISOS LAMINADOS

As chapas de pisos laminados são produzidas através da prensagem de papéis  impregnados com resinas fenólicas, recobertos com material melamínico, sob um rígido  controle de temperatura. O resultado é um produto que possui alta resistência ao desgaste e  umidade.

São placas de piso com espessuras de 2mm nas dimensões de 0,6m por 0,6m,  encontradas também em réguas com larguras de 0,3m e 0,2m por 3,08m x 1,25m.

Desempenho

Recomendado para ser aplicado sobre quaisquer superfícies, estejam elas revestidas ou não. As bases podem ser cimentados, tacos, assoalhos, cerâmicos, ladrilhos e outras, desde que  estejam niveladas e sem falhas.

O produto proporciona um acabamento texturizado, antiderrapante. Possui resistência  contra as marcas deixadas por equipamentos pesados, cargas móveis, saltos de sapatos. É de difícil penetração, dissipa a eletricidade estática e não acumula poeira. Além disso, resiste bem aos agentes químicos, detergentes e tintas. Não é absorvente, não apresenta porosidades e é antialérgico.

Execução

A base ideal para a aplicação dos laminados é formado por uma argamassa de cimento  e areia no traço 1:3 bem desempenada e com superfície acamurçada. Além disso, a massa deve  estar bem curada e isenta de umidade por infiltração. No entanto, as placas podem ser  aplicadas sobre tacos de madeira ou pisos frios, desde que estejam em boas condições e para  isso é interessante que se faça uma verificação minunciosa no local. Alguns problemas que  podem ocorrer são: contrapiso esfarelando ou apresentando trincas e rachadoras. Nestes casos,  recomenda-se que o serviço seja refeito de forma a eliminar estes problemas. Quando a base apresentar lombadas ou concavidades, a orientação é no sentido de eliminar as mesmas por lixamentos superficiais ou então com o preenchimento do local com argamassa de cimento e  areia. Não é recomendado que a superfície fique lisa ou áspera demasiadamente, o ideal é  encontrar uma textura satisfatória. Em áreas que possuem umidades, é aconselhável a  eliminação da mesma, seja ela de ordem interna ou externa.

Colocação

A utilização de técnicas e ferramentas adequadas  para a operação de colocação dos  pisos laminados é um fator importante para garantia do serviço executado. A técnica de cortar  e recortar as placas, deve merecer cuidado, pois a perfeita junção entre elas depende deste  trabalho, que é feito ao se marcar com um lápis, sobre a face decorativa da chapa. a linha onde  se quer cortar. Depois disso, o colocador deve, com o auxílio de uma régua e do riscador,  marcar e aprofundar o risco, atingindo a metade da espessura da chapa. A separação entre as  partes é feita vergando-as para o lado decorativo até que se parta o sulco aberto. A operação de marcar a placa, exige cuidado, pois o desvio do instrumento com que se risca pode inutilizar  a parte decorativa. Para o desgaste lateral, usa-se a plaina, a lima e a lixa, ajustando as mesmas  às dimensões desejadas. A cola deve ser aplicada nas duas faces, isto é, na superfície a ser  revestida e na chapa laminada.

Antes porém, deve-se espalhar sobre a base, uma demão de mistura em partes iguais de  cola e diluente, fechando os poros da superfície. Após a secagem, espalha-se o adesivo com  uma espátula sobre as duas faces que serão coladas. Após a evaporação do solvente, que é verificada através de um teste simples  - não deve grudar nos dedos  - , a placa deve ser colocada em sua situação definitiva e precionada a partir do centro para as bordas de modo a  permitir a colagem. Em seguida, com um martelo ou rolete de borracha, aumenta-se a pressão, assegurando a boa fixação. Sempre deve-se prever um espaçamento adequado a fim de permitir a dilatação das placas. Em áreas molhadas ou em hospitais - onde a vedação das juntas  é obrigatória  - geralmente se utilizam vedantes especiais elásticos que possam ser aplicados diretamente sobre as juntas.

Cuidados e conservação

Se o produto for aplicado de acordo com as recomendações, não deverá apresentar  defeitos. Se, no entanto, for necessária a descolagem de uma placa, isto é feito com o auxílio  de um formão para levantá-la e um borrifador que injeta diluente sobre o adesivo e facilita a descolagem.

A limpeza pode ser feita normalmente e não precisa de cuidados especiais. Não é necessário o uso de cera, pois o brilho característico do produto é restaurado com a simples passagem de um pano úmido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares