segunda-feira, 25 de novembro de 2013

PISO DE CONCRETO

Utilizado principalmente para pisos Industriais interno ou externo, posto de gasolina, garagens de esdifícios etc. Devem ser cercados de todos os cuidados possíveis para a sua boa execução e utilização como: o cálculo estrutural, a análise do terreno de fundação, o estudo  das juntas, os materiais a serem empregados  o posicionamento das armaduras, a concretagem  a cura e o controle de qualidade dos pisos. Devem ser armados, melhorando  consideravelmente a durabilidade e manutenção.

Para os pisos armados pouco solicitados, como nos  salões comerciais, garagens,  quadras podemos adotar o seguinte: 

-  Sub base preparada preferencialmente com brita graduada tratada com cimento sendo 40% de brita 1, 40% de brita 2, 20% de areia fina e 6% de cimento em peso, compactada.
-  Lona plástica sobre a  sub base, para evitar que a infiltração de água pelas juntas  prejudique a sub base.
-  A armadura ( de preferência tela soldada ) deverá, obrigatoriamente, estar  posicionada a 1/3 da face superior da placa, com recobrimento mínimo de 5,0cm.
-  Quando não se tem  certeza de um preparo confiável do solo, utilizar armadura (  tela soldada ) adicional a 3,0cm da face inferior da placa.
-  Resistência mínima do concreto:
-  20 Mpa – Pedestres e carros, escritórios, lojas
-  25 MPa – Uso industrial geral: veículos com pneumáticos, condições  moderadas de ataque químico.
-  Slump entre 5 a 10 cm
-  As juntas tem a função de permitir as movimentações de contração e expansão do  concreto, porem representam pontos frágeis no piso, pois se não forem  adequadamente projetadas e executadas, podem provocar deficiência estrutural bem  como infiltração de água e outros materiais.

Os pisos armados tem vantagens sobre os pisos de concreto simples, pois permitem a redução considerável do número de juntas.

A junta é a descontinuidade do concreto e da armadura, sem no entanto ter descontinuidade estrutural ( utilização de barras de transferência ), podendo ser  Juntas  de Retração longitudinais e/ou transversais, construtivas ou serradas e  Juntas de  Expansão  (encontro) situada nos encontros dos pisos com peças estruturais ou outros elementos que  impedem a movimentação dos pisos. 

O espaçamento das juntas podem ser:


Piso não armados:   placas com no máximo 3,0m, para pisos de 10 a 12,5cm de espessura,   placas de no máximo 5,0m, para pisos de 12,5 a 15 cm de espessura e,  placas de no máximo 8,0m, para pisos de 15 a 25 cm de espessura.

Piso armado: placas com comprimento até 30m.

A largura da placa é limitado pela armadura distribuída, pelos equipamentos e métodos  executivos.

A concretagem pode ser executada de  duas maneiras: em dama (xadrez), sistema mais antigo, onde a concretagem é efetuada isoladamente das placas vizinhas, que só serão  concretadas 24 horas após ou  em faixas, onde as juntas serão serradas após dois dias no mínimo (Figura 8.17).

OBS: Hoje em  dia , a concretagem em dama deve ser evitada, podendo ser empregada  apenas em trabalhos muito simples.

Figura 8.17 - Detalhes da execução do piso de concreto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares