segunda-feira, 21 de julho de 2014

CONTROLE DE RECALQUE

1. Introdução

O controle de recalque dc um edifício ou de uma obra qualquer é a verificação do desempenho global da fundação, permitindo observar o comportamento da interação solo-estrutura do conjunto. Embora seja uma medida recomendada para qualquer obra de maior responsabilidade, na prática tem sido muito pouco empregada; tem-se um certo entendimento equivocado de que só se faz controle dc recalques se a estmtura está com problemas ou possa apresentá-los.

A sua importância, no entanto, tem sido cada dia mais reconhecida no meio técnico. A revisão  da nova norma dc projeto e execução dc fundações NBR 6122, no seu último capítulo, faz fortes recomendações para sua utilização.

Um bom programa de controle de recalques permite avaliar a evolução de seus valores ao longo  do tempo, verificar se ocorrem recalques diferenciais que possam comprometer o trabalho da estrutura, bem como orientar trabalhos de eventuais refor-

2. Procedimentos

A metodologia utilizada num trabalho de controle de recalque é basicamente a de topografia de precisão com o emprego de nível óptico, cm geral dotado de micrômetro, o que permite determinação de cotas com precisão de até a casa do centésimo de milímetro. Efeitos de temperatura por variações climáticas e insolaçào devem ser eliminados com uso dc miras de ínvar, que nào sofrem influência desses agentes.

O princípio do nivelamento geométrico consiste em se determinar em cada campanha de leitura as cotas dc todos os pinos dc referência instalados em peças estruturais (em geral pilares no piso térreo) a serem observadas, tendo como referência uma cota que deve permanecer fixa indefinidamente ao longo do tempo. Essa cota fixa é feita, na prática, por uma haste metálica de comprimento adequado cuja extremidade inferior de base é apoiada sobre uma camada dc rocha ou substrato suficientemente resistente dc  forma a nào sofrer um recalque próprio ao longo do tempo.

Para iniciar o nivelamento, parte-se da cota dc saída (alísoluta ou arbitrária) que serve de referência, a partir da qual sào detcnninadas as cotas de todos os pinos, objetos do controle, retornando-se em seguida  (caminhamento fechado) ao ponto dc saída, obtendo-se a cota dc chegada. As leituras com caminhamento fechado permitem a correção de erros sistemáticos englobados nos resultados, graças à diferença entre a cota de saída c a de chegada, cujo montante é distribuído pelos pinos dc leitura através de fórmula aritmética ponderada. Para o controle de erros acidentais, cm cada posição dc estacionamento do nível, sào determinados pelo menos 3 pares dc valores (leituras dc ré e vante) para cada pino, dispondo-sc o nível óptico em 3 cotas diferentes. Em geral, para controles de recalques rigorosos, exige-se que a flutuaçào máxima de cotas obtida a partir desses 3 pares de valores nào seja superior a 20 centésimos de milímetro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares