quarta-feira, 16 de julho de 2014

Ensaios de Baixa Deformação

Os ensaios de baixa deformação são assim denominados por necessitar dc um impacto de um martelo de mão no topo do elemento dc funda-ção, provocando um nível muito baixo dc deformação. Esta onda de baixa deformação se propaga da mesma forma ao longo do elemento de fundação, refletindo-se cm pontos de singularidades, onde ocorreriam eventuais danos. Alvim ct al. (1991) descrevem este ensaio, onde utilizam o equipamento PIT (Pile Integrity Testing). Além dos fundamentos teóricos envolvidos sào citadas algumas aplicações, além da verificação da integridade, que seria a determinação da velocidade de propagação de onda daquele elemento e, indiretamente, o valor do módulo dc deformação dinâmico, parâmetros estes úteis na análise da intrumentaçào dinâmica.

Estes autores mostram inclusive que há uma tendência de estes parâmetros crescerem com o tem- po de cura, bem como a resistência do concreto. Este tipo dc ensaio é freqüentemente utilizado em estacas moldadas "in loco" como tubulões e estações, quando s c tem suspeita de má execução que possa ter causado descontinuidades ou estrangulamentos de seções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares