quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Fundações Diretas Sujeitas a Cargas Acidentais.

Nos parágrafos anteriores discutiu-se o dimensionamento de fundações diretas, sem nenhuma referência à natureza do carregamento.


Fig. 7.1 2 • Sapata sujeita a dupla excentricidade


Fig. 7.13 - Sapata carregada excentricamente (caso de
grande excentricidade)

Em inúmeros casos de interesse prático, além da carga morta e de sobrecargas efetivas, atuam também esforços acidentais de pequena duração


Fig. 7.14 - Cálculo d c tensõe s no caso de sapatas com dupla excentricidade (apud Teng 1969 )
 
 
Fig. 7.1 5 - Sapata circular carrcgada excentricamente (apud Teng 1969 )

e/ou pequena probabilidade de ocorrência simultânea. Nesses casos, a tensão admissível costuma ser majorada quando da veriftcaçào das tensões decorrentes da somatória das cargas acidentais. A NBR 6122/94, parágrafo 5.5.3 estipula a este propósito: "Quando forem levados em consideração todas as combinações possíveis entre os diversos tipos de carregamento previstos pelas normas es-
truturais, inclusive ação do vento, pode-se, na combinação mais desfavorável, majorar 30% os valo-
res admissíveis das tensões no terreno, e das cargas admissíveis em estacas e tubulõcs. Entretanto, esses valores admissíveis não podem ser ultrapassados quando consideradas as cargas permanentes e acidentais". 

Exemplos de casos dc sapatas sujeitas a cargas acidentais:

• painéis publicitários de grande altura e pequeno peso próprio
• caixas-d'água altas e esbeltas, chaminés
• galpões industriais em estrutura metálica com fechamentos leves (pequeno peso próprio, grande efeito dc vento)
• idem com pontes rolantes a gerarem mais momentos acidentais na fundação.
• pontes rodoferroviárias (esforços longitudinais e transversais de vento, frenagem, temperatura. multidão etc. ;

Cabe aqui também uma menção a estruturas muito particulares em que a carga viva supera a carga mona, exigindo um cuidado extremo no estudo de suas fundações. Como exemplo dessas estruturas podese citar as tanques dc armazenamento de combustíveis e os silos.
 
No caso dos tanques, o peso próprio é desprezível diante da carga útil, a qual pode ser totalmente aplicada em questão dc horas. O primeiro enchimento é na realidade uma prova dc carga, sendo normalmente feito controladamente com observação dos recalques resultantes. Face à  grande área carregada, as tensões aplicadas ao solo alcançam grandes profundidades, podendo causar
recalques decimétricos.
 
Da mesma forma nos silos, além de a carga poder ser aplicada rapidamente, existe também o problema de carregamentos diferenciados nas várias células que podem compor o silo. Burland et al. (1977) descrevem o caso de uma bateria de silos que sofreu danos estruturais severos, apesar de os recalques medidos estarem na faixa de valores normalmente aceitáveis em outros tipos de estrutura. 

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