segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

PROJETAR UMA FUNDAÇAO: MÉTODOS PARA A ESTIMATIVA DE TENSÕES ADMISSÍVEIS

Introdução

Neste parágrafo, serão apresentados os principais métodos de que dispõe o engenheire para resolver
o problema de projetar uma fundação por sapatas.

Será interessante, no entanto, que inicialmente seja apresentada uma síntese da realidade do dia-a- dia do engenheiro, o qual é chamado a apresentar soluções para problemas de fundação, quase sempre sem dispor do tempo necessário para um  estudo completo do problema. Este estudo seria iniciado pela programação da investigação do subsolo, sua execuçã o e eventual complementaçâo, interpretação de seus resultados, seguida das conclusões, que deveriam incluir um projeto de fundação e uma estimativa de grandeza dos recalques esperados. A realidade é diferente, sendo o engenheiro muitas vezes levado a tomar decisões cm cima de parcos resultados de sondagens de percussão (SPT ), muitas vezes executadas por firmas desconhecidas e até mesmo de idoneidade duvidosa.

A experiência relatada refere-se principalmente ao projeto de fundações de estruturas correntes, edifícios de apartamentos e escritórios de até 15-20 andares, constniídos na Grande Sào Paulo e principais cidades do Estado de Sào Paulo, envolvendo solos de origem sedimentar e solos residuais provenientes de decomposição de rochas metamórficas, em geral gnaisses, resultando em solos siltosos com características variáveis vertical e horizontalmente (As publicações da ABMS e ABEF sobre os solos da cidade e do Estado de Sào Paulo apresentam dados minuciosos sobre as características geológico geotécnicas dos principais solos envolvidos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Problemas Relativos à Concepção Sistema Estrutural

O colapso de uma estrutura dúctil, quando solicitada por um sismo, dá-se não pela capacidade resistente das secções aos esforços actuantes, ...

Entradas populares